Navegando por Assunto "Desempenho funcional Cognitivo"
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Artigo Acesso restrito Impacto da dupla tarefa cognitiva e motora durante o timed up and go test no desempenho funcional de jovens adultos e idosos saudáveis(2024) Nunes, Jessica SilveiraO envelhecimento populacional brasileiro demanda estudos sobre a qualidade de vida e independência dos idosos. Fatores como perda de massa muscular e lentificação gnitiva contribuem para a instabilidade postural, aumentando o risco de quedas e declínio funcional. O "Timed Up and Go Test" (TUG) associado a tarefa cognitiva e motora, é uma ferramenta valiosa para avaliar o desempenho funcional, pois engloba aspectos de capacidade cognitiva e corrdenação motora. Objetivo: Investigar o efeito da dupla tarefa, cognitiva e motora, durante a execução do “Timed Up and Go Test” (TUG) no desempenho funcional de jovens adultos e idosos saudáveis. Método: participaram 30 idosos (60 a 70 anos) e 30 jovens adultos (20 a 30 anos) de ambos os sexos. O desempenho funcional foi avaliado por meio do sensor inercial BTS-G Walk, que detectou o tempo total de realização do “Timed Up and Go Test” (TUGT) em três condições (convencional, associado a dupla tarefa motora e associado a dupla tarefa cognitiva). Além disso, o nível de atividade física foi avaliado utilizando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e a função cognitiva através do Miniexame do Estado Mental (MEEM). Para comparar o tempo total do TUG entre os grupos (jovens adultos e idosos) e os diferentes tipos de teste (convencional, dupla tarefa motora e dupla tarefa cognitiva), foi utilizada uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas 2x3, permitindo avaliar as interações entre os fatores grupo e condição de teste. Resultados: em ambos os grupos, o TUG com tarefa cognitiva apresentou maior tempo de execução (7,59±0,95s – jovens; 8,97±1,42s –idosos). Os participantes no geral obtiveram desempenhos diferentes nos três tipos de TUG (p<0,001) e a população jovem foi a mais rápida em todos os testes. Não houve diferença significativa nos tempos do TUG associado a dupla tarefa motora comparado ao tempo de realização do TUG convencional nos grupos e no desempenho entre jovens e idosos conforme o tipo do teste. Conclusão: a adição de dupla tarefa cognitiva influencia significativamente o desempenho funcional durante o "Timed Up and Go Test" em jovens adultos e idosos saudáveis, possivelmente devido à maior demanda de recursos atencionais. Estes achados sugerem a importância de incorporar tarefas cognitivas em programas de prevenção de quedas e reabilitação, independentemente da idade