Navegando por Assunto "Fotografia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Artigo Acesso restrito Fotografia na educação infantil(2023) Matias, Alessandra de SouzaA utilização da fotografia na Educação Infantil representa uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz que promove aprimoramento na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Este artigo explora os benefícios e desafios associados ao uso da fotografia como ferramenta educacional nesse contexto. A pesquisa é qualitativa, exploratória e bibliográfica e examina como a fotografia pode ser aplicada para estimular a criatividade, comunicação, expressão artística e desenvolvimento cognitivo nas crianças. Além disso, aborda estratégias de integração da fotografia no currículo da Educação Infantil, enfatizando a importância da mediação pedagógica e a formação de professores para a efetiva implementação dessa abordagem. As implicações éticas e legais relacionadas à fotografia de crianças também são abordadas, destacando a necessidade de garantir a privacidade e segurança dos estudantes. A pesquisa ressalta o valor da parceria com os pais e responsáveis na promoção da participação ativa das crianças no processo de registro visual de seu próprio aprendizado. Este estudo contribui para uma compreensão mais abrangente do potencial da fotografia como ferramenta educacional na Educação Infantil e busca inspirar educadores, pesquisadores e gestores escolares a explorar e promover essa prática inovadora no contexto da Educação Infantil.Monografia Acesso aberto Memórias fotográficas(2023) Kair, Vandaci MagagninCom o advento da fotografia o ser humano acreditou que era possível capturar o tempo e aumentar a sensação de controle, dando a impressão de congelar por um momento o “para sempre”. Com essa pesquisa, pretendo mostrar um pouco sobre a contribuição das imagens como ferramenta para a descrição de tempo e espaço, usando a fotografia como uma metáfora de memória. Compreender as questões que envolvem a fotografia como parte essencial da memória é refletir sobre o que capturamos e o que não capturamos. É perceber o fragmento como um elemento subjetivo de cada olhar na construção da imagem fotográfica. Para isso, apresento aqui nessa pesquisa também a experiência com a Ong Centro de Educação Popular - CEDEP, onde aconteceu a oficina sobre Memórias Fotográficas. O trabalho buscou refletir através dos participantes o quanto a fotografia se tornou um elemento importante na construção da vida no contemporâneo, bem como na memória do passado.