Navegando por Assunto "Peças didáticas"
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Tese Acesso aberto Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas(2024) Walger, Eduardo VieiraPode a costura entre as linhas cênicas pensadas por Bertolt Brecht e Augusto Boal servir como instrumento artístico e político no remendo da atual democracia de farrapos, para que as pessoas não sejam somente chamadas a obedecer, e sim, efetivamente, chamadas a participar? Esta é a questão levantada aqui. A tese investiga o conceito de pós-democracia de Colin Crouch (2004) e Rubens Casara(2018). A primeira parte examina como o modelo neoliberal se impôs como padrão às democracias, a levar ao máximo o capitalismo. Nesta realidade global, as pessoas são cada vez mais objetificadas e chamadas somente obedecer. Tornam se cada vez mais afastadas e indiferentes ao sistema político. Situação desejada pelos detentores do poder, pois assim podem impor a realidade que desejam para o mundo. Dessa questão, parte-se à análise do teatro como espaço político. No que toca Brecht, investiga-se Peças Didáticas e elementos épicos, mais especificamente o texto Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não. Por sua vez, o Teatro do Oprimido (TO), sistematizados por Boal, potencializa a experiência democrática ao se entrelaçar com os elementos teatrais de Brecht. Com este estudo somado à prática deste autor, verificou-se duas abordagens cênicas possíveis: 1) uma peça foro-didática; 2) uma fórum-performance. A análise de tais propostas, além da asserção de um material de revisão, possui um caráter auto-etnográfico, pois examina as experiências (como diretor, ator e instrutor) e parte da autobiografia do pesquisador. A delimitação do percurso auto-etnográfico alcança a atuação do investigador como instrutor de artes cênicas no Município de Pinhais, Estado do Paraná, bem como sua participação como performer e oficineiro no 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, na cidade Atlixco, no México. Espera-se como resultado contribuir nas áreas da pedagogia do teatro e teatro na comunidade, com uma proposta de apoio e diálogo aos estudos dos que pensam nas artes cênicas como mecanismo capaz de instigar as transformações necessárias – como linhas de um Teatro da Esperança – para a construção de espaços efetivamente democráticos.