Curso de Pedagogia
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Artigo Acesso aberto As contribuições do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos em instituições de educação infantil(2023) Seidler, LeticiaEste artigo apresenta uma pesquisa sobre o brincar na construção social das crianças, tendo a finalidade de responder à seguinte problemática: De que maneira o brincar contribui na construção social das crianças de quatro a cinco anos. O estudo teve como objetivo geral analisar de que maneira o brincar contribui na construção social das crianças de quatro a cinco anos, sendo acompanhado pelos seguintes objetivos específicos: I) investigar na literatura as abordagens sobre o brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos; II) debater as possíveis contribuições do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos; e III) identificar o significado do brincar na construção social das crianças de quatro a cinco anos. Adotando uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e explicativa, o estudo se baseia na análise de renomados autores, como Nair Correia Salgado Azevedo, Taisa Palma de Souza, Eloísa Acires Candal Rocha, entre outros, que abordam o brincar na área da Sociologia e Pedagogia da Infância. A coleta de dados foi realizada por meio da seleção de artigos pertinentes ao tema, centrando-se em duas categorias de análise: "Cultura de pares" e "Contribuições do brincar na construção social". Com os resultados da análise, observamos que as interações sociais são vinculadas com o brincar, não podemos pensar cultura de pares sem as brincadeiras, que são eixos fundamentais no processo da primeira infância, onde as crianças socializam e criam culturas entre si, desenvolvendo conhecimentos e experiências.Artigo Acesso aberto A alteridade na relação professor-criança durante a passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental(2023) Wielecosseles, Julia Izabeth SilvaEste artigo apresenta como tema a alteridade na relação professor criança diante das alterações dos processos educativos na passagem do 5° para o 6° ano. O objetivo geral é compreender de que maneira a alteridade na relação professor-criança pode auxiliar nessa passagem, considerando as alterações que acontecem na organização dos processos educativos. Como problema de pesquisa se perguntou: De que maneira a alteridade na relação professor criança pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano, em função das alterações que ocorrem na organização dos processos educativos? Nos objetivos específicos, se explicou como se constitui a relação professor-criança na perspectiva da alteridade, em seguida, se identificou quais são as alterações que ocorrem nos processos educativos durante essa passagem, e por fim, se discutiu de que maneira a alteridade pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano. Quanto a metodologia, essa pesquisa se classificou como exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo uma análise de conteúdo da literatura nacional a partir dos pressupostos de Bardin (2006). Assim, foram sistematizadas 2 categorias de análises: “Alteridade na relação professor criança” e “Alterações na organização dos processos educativos”. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se que: a transição dos anos iniciais para os anos finais é marcada pela alteração da unidocência para pluridocência; de modo estrutural, há um sistema de ensino que falta em estabelecer medidas e práticas de acolhimento; na prática pedagógica, o olhar atento, a disposição em ouvir e ajudar fazem parte do acolhimento proposto pela alteridade, e demonstram uma responsabilidade pela formação integral da criança e do adolescente.Artigo Acesso aberto O entendimento das famílias sobre o papel da educação infantil: uma análise de produções acadêmicas (2010 – 2022)(2023) Vigganigo, Bárbara ContiA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender qual o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica, na qual os dados gerados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Delimitou-se como objetivos específicos: a) identificar, na produção acadêmica entre 2010 até 2022, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil; b) discutir, com base nos achados na produção acadêmica, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da educação infantil; e c) explicar os motivos e o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. De acordo com os dados gerados, as famílias reconhecem a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças, entretanto, desconhecem, muitas vezes, o papel sócio político pedagógico da mesma, citando em muitos dos casos, é vista apenas como um local de cuidado, deixando de reconhecer seu potencial sócio político pedagógico. A relação entre a instituição de Educação Infantil e a família é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que as mães e professoras podem desempenhar papéis complementares no cuidado e na educação das mesmas.