Curso de Pedagogia

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    Monografia Acesso aberto
    A especificidade da docência com os bebês na educação infantil: uma análise da produção científica da ANPEd
    (2023) Laurindo, Isadora de Sousa
    A presente pesquisa tem como tema a especificidade da docência com os bebês na Educação Infantil, realizando uma análise da produção apresentada na 40ª Reunião Nacional da ANPEd. O objetivo geral foi compreender como as pesquisas científicas estão discutindo as práticas educativo-pedagógicas no grupo de bebês no contexto da creche, e, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando de maneira adensada 11 pesquisas na temática. Os referenciais teóricos utilizados para fundamentar as discussões são: Tristão (2004), Barbosa (2010), Gonçalves (2014), Faria (2006), Cerisara (1999), Guimarães (2012), Schmitt (2019), Macedo (2015), Kramer (2012), Rocha (2003) e Schmitt (2014), além dos seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010) e Parecer Homologado das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009). A partir da análise é possível identificar variados aspectos que emergem das pesquisas realizadas em grupos de bebês. Tais como a relevância das experiências estéticas (Brasil, 2009), do contato com os livros e com a natureza, das interações e brincadeira, bem como a importância da observação sensível, da organização dos espaços e materialidades com intencionalidade, por fim, outro aspecto da docência com os bebês identificado na análise é a especificidade da avaliação, que compõe a documentação pedagógica, assim como a observação. Todos esses são relevantes constituintes para a construção de uma docência ética e comprometida com o desenvolvimento integral dos bebês.