Curso de Engenharia de Software
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Monografia Acesso aberto Design thinking no processo de inovação do desenvolvimento de software: Revisão Sistemática(2019) Wagner Luis Sousa da LuzPensando nas dificuldades atuais que os produtos de software têm em oferecer soluções inovadoras, o estudo atual tem como objetivo identificar a aplicabilidade da abordagem Design Thinking para o desenvolvimento de softwares inovadores. Para isso, a pesquisa atual realizou uma Revisão Sistematizada da Literatura onde foram utilizadas as máquinas de busca ACM Digital Library, Scopus e IEEE Xplore Digital Library, onde 219 artigos foram encontrados e posteriormente 11 foram selecionados de acordo com os objetivos do trabalho. Ao analisar os artigos filtrados, foram levantados bons desempenhos do Design Thinking no desenvolvimento de software levando em consideração o fator inovação - principalmente pelo fato de ser centrado no ser humano e assim facilitar a exploração de ideias para a resolução de problemas por maior complexos que sejam. Algumas vantagens e desvantagens em sua aplicação também foram levantadas com base nos artigos filtrados, sendo a capacidade de levantar uma visão mais clara do sistema, flexibilidade de adoção em metodologias iterativas, contribuição de ideias e soluções inovadoras e maior alcance das expectativas dos usuários, citadas como benéficas. Já como negativo é citado o desconhecimento técnico da abordagem, falta de estruturação e priorização de requisitos. Por maior que sejam as contribuições do Design Thinking no processo de software, é essencial semear uma cultura que incentive as ideias nas empresas e em todo o seu âmbitos para se alcançar os objetivos em relação a softwares inovadores.Monografia Acesso aberto Aplicativo para dispositivos móveis voltado para workflow de aprovação(2019) Nardelli, Mauricio VenturaO presente trabalho busca trazer uma solução para empresas fornecedora de sistema de informação que adotam em seus produtos o processo de workflow de aprovação e que ainda não possuem um meio alternativo de disponibilizar esta funcionalidade em um dispositivo móvel fornecendo assim aos seus clientes mais rapidez no processo de tomada de decisão e reduzindo o custo da implementação de um novo produto. Com este cenário, foi desenvolvido uma interface de programação de aplicativo para que a companhia desenvolvedora de sistema de informação possa registrar e consultar as suas requisições. Para a ação sobre as requisições pelo dispositivo móvel se deu a necessidade do desenvolvimento de um aplicativo e a construção do mesmo demandou planejamento por meio da diagramação, dentre eles caso de uso, digrama de componente, diagrama de classe entre outros que são apresentados ao longo do trabalho. Com o término da implementação do projeto, o aplicativo foi avaliado com 2 pessoas a fim de levantar resultados quanto a usabilidade e desempenho.Monografia Acesso aberto Aplicativo para auxiliar a comunicação de indivíduos autistas(2019) Camargo, Marcos Rufino deÉ notável a importância de ferramentas que ampliem a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, e cada vez mais, aumenta-se a necessidade de aplicativos e softwares pensados para que haja inclusão, não apenas no meio digital, mas também que permitam e auxiliem numa maior independência destes indivíduos na vida real. Com este foco, o presente trabalho busca auxiliar indivíduos portadores do espectro autista. O Autismo afeta principalmente o desenvolvimento e a capacidade de socialização com outras pessoas. Impactando diretamente na sua qualidade de vida. Diversas técnicas de comunicação alternativas foram desenvolvidas ao longo do tempo buscando auxiliar o processo comunicativo de indivíduos autistas. Dentre as diversas técnicas, pode-se destacar o PECS (Picture Exchange Communication System - Sistema de Comunicação Por Troca de Figuras). Neste trabalho, é realizado o desenvolvimento de uma aplicação móvel com o objetivo de servir como ferramenta de apoio no desenvolvimento da comunicação de pessoas portadoras de autismo.Monografia Acesso aberto Aplicação da classificação multi-class em decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal(2019) Machado, Felipe LanaEste trabalho apresenta um estudo que começa na mineração, preparação e processamento de dados até o treinamento e verificação estatística dos resultados. Sendo que, o objetivo do trabalho é apresentar uma alternativa à forma como as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal são classificadas em assuntos, de forma a automatizar em partes este trabalho que hoje é realizado de forma manual. Para isso, foram utilizadas três arquiteturas distintas, sendo duas redes neurais CNN e o BERT. Após o treinamento, foram realizados dois experimentos, um gerando 50 resultados distintos composto pela acurácia, precisão, sensibilidade e F1-Score para cada um dos modelos. E outro experimento utilizando todos os dados disponibilizados para teste, que gerou uma matriz binária onde é representado os acertos e erros para cada uma das decisões em cada um dos modelos. Por fim, foram realizado quatro testes estatísticos que permitiram dizer qual dos modelos apresentou a melhor performance e como estes resultados se comparam a outros trabalhos correlatos.Monografia Acesso aberto Análise da experiência do usuário interagindo com interfaces que adotam o material design como design visual(2019) Martins, Douglas de SouzaO presente trabalho busca avaliar se o design system da Google (Material Design) colabora em um resultado positivo na satisfação do usuário ao interagir com interfaces que fazem uso desta tecnologia. Foi desenvolvido um software utilizando o Material Design com o objetivo de realizar uma pesquisa com diferentes usuários. O ponto avaliativo do trabalho é a Experiência do Usuário resultante do contato com o software. A pesquisa, dividida em duas etapas, focou primeiramente em analisar um conjunto de interfaces utilizando as Heurísticas de Nielsen e, posteriormente, com um conjunto de usuários interagindo com as mesmas interfaces analisadas anteriormente. Foram detectados diversos problemas na primeira etapa da pesquisa, e para cada problema, uma solução foi desenvolvida utilizando as diretrizes do Material Design. Na segunda etapa da pesquisa, alguns usuários detectaram alguns problemas que foram analisados na primeira etapa, mas que suas soluções não atenderam todos os usuários. A principal limitação do trabalho foi o número de pessoas que avaliaram as interfaces nas duas etapas da pesquisa. Ao final, constatou-se que os usuários estavam satisfeitos ao interagir com as interfaces avaliadas.Monografia Acesso aberto Avaliação da experiência de usuário na plataforma Moodle(2019) Flores, Cristiano ArrudaEntender a Experiência de usuário, seus efeitos e a importância no desenvolvimento de aplicações voltadas as necessidades do usuário é alternativa para empresas que entendem que o usuário é peça chave nesse processo. Os custos que envolvem testes de usabilidade devem deixar de ser apenas custos e se tornarem investimentos e que aplicações em formato de template pronto pode ser uma ideia à curto prazo, porém, desenvolver algo que atenda um grupo de usuários específicos é uma alternativa viável. Este trabalho tem como objetivo mostrar que a aplicação de testes na plataforma Moodle podem melhorar o sistema e a Experiência do usuário através da construção de uma solução baseada em determinadas ferramentas da plataforma Moodle. Através dos resultados dos testes envolvidos na plataforma e no protótipo, onde a solução prototipada trouxe diversas melhorias, corrobora-se a ideia do desenvolvimento centrado no usuário e que seu estudo reforça o processo de que o usuário deve estar envolvido em grande parte do desenvolvimento de uma aplicação.