Curso de Ciências Contábeis

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Resultados da Pesquisa

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  • Monografia Acesso aberto
    Lei geral de proteção de dados: práticas de implementação e adequação em escritórios de contabilidade
    (2024) Fernandes, Ana Rita Venzon
    A Lei nº 13.709/2018 determina os cuidados com arquivos físicos ou arquivos digitais e/ou eletrônicos sobre tratamento de dados de pessoas físicas ou pessoas jurídicas. O estudo objetiva analisar a percepção dos contadores do Estado de Santa Catarina sobre as práticas para implementação e adequação da LGPD. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e survey, compreendendo uma amostra de 127 contabilidades registradas no CRC/SC que responderam ao questionário aplicado. Os resultados demonstram predominância ao gênero feminino, com idade predominante dos respondentes entre 26 e 35 anos e a região geográfica que predominou na participação foi o Vale do Itajaí. Quanto as categorias de implantação da LGPD, foram possíveis observar que as contabilidades estão conscientes da importância da LGPD, mas ainda é necessária uma força tarefa para melhorar a educação continuada nessa área. Quanto ao comportamento e cultura organizacional, demonstram que estar praticando os preceitos da Lei, porém ainda é preciso uma inserção maior dos envolvidos com a cultura organizacional. Observou-se que o descarte de dados pessoais é realizado de modo cauteloso e cuidadoso. Quanto a privacidade dos dados, os escritórios possuem uma política de privacidade, mas ainda carecem de adequação, além de destacarem que os funcionários são sempre orientados a utilizar os canais de comunicação corporativos e evitar usar dispositivos pessoais para fins de trabalho. Também foi possível constatar que os empregados sabem a quem recorrer em caso de alguma dúvida ou irregularidade sobre dados pessoais, porém alguns ainda percebem a dificuldade no processo. Conclui-se que as contabilidades que compuseram a amostra estão atentas a Lei Geral de Proteção de Dados, afim de implementar e adequar a prática desta norma em seus escritórios contábeis para os gestores e colaboradores, cuidando e evitando possíveis vazamentos de dados, mas ainda se percebe que não estão 100% com a Lei implementada em seus escritórios.
  • Monografia Acesso aberto
    Práticas adotadas para implantação de um programa de compliance trabalhista: estudo de caso em uma empresa do ramo têxtil
    (2024) Schmidtes, Camila Kétrin
    O compliance trabalhista visa assegurar o cumprimento das leis e regulamentos trabalhistas, abordando áreas como remuneração justa, jornada de trabalho, segurança no ambiente laboral e prevenção de assédio, com o objetivo principal de evitar litígios judiciais e passivos trabalhistas. O compliance transmite segurança aos investidores ao demonstrar que a empresa não só cumpre a legislação, mas também respeita seus empregados. O compliance avalia os riscos e garante a conformidade com as leis relevantes, por meio da implementação de canais de denúncia e correção de práticas ilegais. Nesse contexto o estudo objetivou analisar se as práticas envolvendo a área trabalhista, são suficientes e adequadas para a implantação de um programa de compliance trabalhista para mitigação de ações na Justiça do Trabalho. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, a qual foi redigido um estudo de caso envolvendo uma entrevista com dois gestores da empresa, realizada de forma simultânea, e um questionário aplicado com 52 empregados, além de documentos que foram acessados, utilizando a estatística descritiva e análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados demonstram que a empresa possui mecanismos e características suficientes para adequação a um programa de compliance, sendo eles um código de conduta e ética, canais de denúncia e políticas de advertência, porém, ainda não realizam um monitoramento contínuo desses mecanismos, a fim de encontrar riscos em áreas consideradas vulneráveis. Diante do exposto, conclui-se que as práticas envolvendo a área trabalhista no caso estudado, são suficientes para a implementação de um programa de compliance, no entanto, ainda precisam ser monitoradas regularmente. O estudo mostra relevância ao auxiliar as empresas na identificação de lacunas no que se refere às leis trabalhistas, assim como as práticas necessárias para adequação de um programa formal de compliance. Os resultados também podem ser utilizados para auxiliar na percepção das estratégias de compliance e sua eficácia na redução de litígios trabalhistas, aprimoramento do entendimento das empresas sobre a importância do compliance e seu impacto na criação de um ambiente de trabalho ético e seguro.