Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)
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Monografia Acesso aberto Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica(2023) Canal, Maria HeloísaO Atelier Superior de Artes e Técnica (Vkhutemas) foi uma instituição russa que promoveu ao proletariado educação democrática, gratuita e a nível superior com intuito de formar artistas, arquitetos e designers que produzissem a arte deste novo período que se iniciava, o pós-revolução Russa. Devido ao pouco conhecimento sobre esta instituição no Brasil e, por conseguinte, ao pouco material escrito, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico do que se tem escrito no Brasil sobre o assunto e, através deste levantamento, selecionar no conteúdo escritos sobre ela, elementos que possam ser utilizados no ensino de artes, sob o viés de ensino pensado pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para fazer esta pesquisa, utilizou se do método de análise do Materialismo Histórico-Dialético, e pesquisou-se em sites como: Scielo, Portal CAPES, Scielo e Academia.Edu, bem como no Google e Google Acadêmico, através da palavra-chave “Vkhutemas”. Como resultados foram encontrados 18 trabalhos, sendo eles divididos em Livro, Teses, Dissertações, Monografia, Artigos científicos, Artigos de Revistas e tradução de um discurso. Através destes trabalhos, selecionou-se alguns para identificar contribuições para o ensino de artes atual, tendo como norte a PHC, que defende o ensino de conteúdos cientificamente, filosoficamente e artisticamente elaborados para formação de conceitos para a humanização e como ferramentas para a emancipação humana. A partir dos trabalhos selecionados, pode-se sugerir a incorporação do conteúdo em si desenvolvido na instituição, como o construtivismo, para os conteúdos ensinados no ensino básico e superior, bem como o desdobramento a partir dos Estudos Propedêuticos Desenho, Cor, Espaço e Volume de conteúdos básicos, teóricos e práticos, para formação dos estudantes no contexto atual e com componentes atualizados, o que pode ser aprofundado a partir de outras pesquisas em trabalhos futuros. Outra contribuição colhida a partir do estudo da escola, e que reforça pressupostos da PHC, é o ensino que coloca a análise da realidade concreta, como com o estudo das condições econômicas em que se está inserida a produção, como ponto central para se entender as condições de vida, também como caminho para a emancipação humana da sociedade de classes. Entende-se que as proposições deste ensino aplicadas no contexto econômico atual não irão atingir patamares iguais aos alcançados no ensino da URSS, devido às questões fundantes de bases econômicas e sociais, contudo, podem mostrar o percurso e o horizonte para onde se deseja chegar.Monografia Acesso aberto Doa-me uma memória(2023) Branga, Raquel SchutzO presente trabalho é apresentado como finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tendo como ponto de partida o projeto artístico “Doa-me uma memória” que foi desenvolvido na disciplina de Curadoria com a Professora Regina Melim, consiste em uma chamada para ocorrer uma troca, inicio doando uma memória minha, e quem quisesse poderia doar uma memória sua de volta. O projeto aconteceu de forma remota, por meio do Google Forms, e desta forma as memórias foram doadas. As memórias que permeiam o trabalho são memórias pessoais, memórias doadas, memórias capturadas de antigos filmes filmados em VHS de arquivos pessoais, memórias de tempos que se passaram, de tempos que foram construídos, e de tempos somente. O tcc é composto por 2 partes, em que a primeira consiste num livro de artista, dividido em 5 capítulos, intitulados: Uma memória, Memórias de infância, Memoriar, Tempo empoleirado, Tempo atemporal. Uma memória é constituído por memórias que foram doadas, e produções visuais feitas a partir destas memórias. Memórias de infância traz a nostalgia como plano de fundo e conversa com quem lê, através de fotografias de objetos pessoais de minha infância. Memoriar é um capítulo que traz a experiência de monitoria de uma disciplina de licenciatura dentro da faculdade, e dialoga com a psicologia e o conceito de memória. Tempo empoleirado é a poeira das casas de nossas avós, as memórias e lembranças que vivem dentro daquele tempo específico. Tempo atemporal e as diferentes formas de tempo, capítulo que brinca com a temporalidade, muito baseada em reflexões de Ricardo Basbaum. A segunda parte agrupa algumas proposições educativas ligadas aos capítulos. E para a construção deste trabalho, foram feitos diálogos com artistas e autores como Anna Maria Guash, Ricardo Basbaum, Svetlana Boym, Elida Tessler, Yoko Ono e Sophia Brightwell.Monografia Acesso aberto Escrevo como quem manda cartas de amor(2023) Lucas, Silvia Carolina“Escrevo como quem manda cartas de amor.” A partir deste trecho da música Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, do rapper Emicida, pretendo escrever sobre tudo o que pra mim significa amor e que me atravessa, aquilo que em algum momento me fez transbordar afeto. O que fez com que eu me tornasse quem sou foi o elo de todas as pessoas e coisas que me transpassam. Desde os meus romances, minha família, meus brinquedos de infância, músicas, filmes e livros. Pensando em como relembrar e retratar estes afetos, sobretudo levando em conta a ausência da representação dos afetos de pessoas negras, realizo proposições poéticas e escritas a partir destas situações que me afetaram. Este trabalho, portanto, é composto de pinturas, desenhos, publicações e escritos que tem como ponto de partida meus afetos e como estes são responsáveis pela forma com a qual lido com o amor e por quem eu me tornei hoje. Os escritos tomam principalmente a forma de cartas que são escritas de um lugar íntimo e subjetivo, endereçadas para meus afetos e permeadas pelas minhas afecções.Monografia Acesso aberto Farelos de cupim(2023) Francisco, Amanda MedeirosAbraçando a fragmentação enquanto um modo de existir, Farelos de Cupim aborda a deterioração e transformação das memórias, a partir do espaço da casa e os seus desdobramentos possíveis. Neste sentido, a pesquisa apoia-se na ideia de linha, ou seja, escrita e desenho, e ruína, para relacionar os processos de sedimentação e reconstituição da materialidade com a subjetividade. Para isso, utiliza-se modulações de escrita, que oscilam entre a primeira e terceira pessoa, a fim de representar uma dinâmica difusa e residual dos pensamentos, em uma tentativa constante de resguardar as memórias remanescentes. Entre farelos e registros, uma escrita ficcional desenvolve-se, à medida que buracos são formados nos revestimentos da memória, tornando a produção artística um recurso possível para enfrentar a qualidade residual da existência.Monografia Acesso aberto Memórias fotográficas(2023) Kair, Vandaci MagagninCom o advento da fotografia o ser humano acreditou que era possível capturar o tempo e aumentar a sensação de controle, dando a impressão de congelar por um momento o “para sempre”. Com essa pesquisa, pretendo mostrar um pouco sobre a contribuição das imagens como ferramenta para a descrição de tempo e espaço, usando a fotografia como uma metáfora de memória. Compreender as questões que envolvem a fotografia como parte essencial da memória é refletir sobre o que capturamos e o que não capturamos. É perceber o fragmento como um elemento subjetivo de cada olhar na construção da imagem fotográfica. Para isso, apresento aqui nessa pesquisa também a experiência com a Ong Centro de Educação Popular - CEDEP, onde aconteceu a oficina sobre Memórias Fotográficas. O trabalho buscou refletir através dos participantes o quanto a fotografia se tornou um elemento importante na construção da vida no contemporâneo, bem como na memória do passado.