Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)
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Artigo Acesso restrito Biopigmentação bacteriana em celulose de kombucha: um experimento laboratorial(2023) Luiz, Milena SartorEm face da crise ambiental e climática que afeta os seres vivos, faz-se necessário o estudo de métodos de inovação para o tingimento de artigos têxteis, como substituição para processamentos poluentes. Diante disso, o presente trabalho visa explorar o potencial da pigmentação de microrganismos aplicada em um material orgânico e biodegradável, como uma possível alternativa à tinturaria têxtil tradicional. Para alcançar o proposto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa. Um experimento laboratorial foi conduzido na tentativa de se obter biopigmentos derivados de bactérias para aplicação em amostras de celulose provenientes da fermentação de Kombucha. Todavia, limitações impediram a produção de soluções satisfatórias. Apesar de insuficientes, esses resultados permitiram avançar na discussão sobre processos alternativos e não poluentes para o tingimento de artigos têxteis, ao passo em que possibilitaram o entendimento de que a biopigmentação pode ser uma alternativa para a coexistência simbiótica entre a indústria têxtil e os ecossistemas que a cercam.Artigo Acesso aberto A brasilidade como estratégia de construção de marcas de moda: uma análise da Dendezeiro(2023) Hein, Maria Luiza RosaA discussão sobre significados de brasilidade se mostra relevante na construção e desenvolvimento de estratégia de negócios de moda nacionais. Diante de um mercado cada vez mais competitivo a valorização da identidade nacional pode se tornar uma vantagem significativa nesse setor. No entanto, é crucial utilizá-la de modo responsável para evitar a perpetuação de estereótipos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a brasilidade e suas manifestações, investigando como podem ser aplicadas em estratégias de branding para marcas de moda de forma não caricata. Para tanto, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, na sequência, um estudo de caso da marca Dendezeiro®. A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi análise de documentos online, no site, nas redes sociais e entrevistas veiculadas em periódicos nacionais. Adotou-se a análise de conteúdo como estratégia de análise dos dados, que foram categorizados a partir dos fundamentos teóricos. Os resultados apontam que a grife aborda aspectos da brasilidade associados à história e à cultura afro-brasileira, principalmente a soteropolitana. Ademais, a marca quebra expectativas em relação à moda nordestina, ampliando as percepções sobre a criação local, enquanto impacta brasileiros de diversas regiões.