Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)

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Resultados da Pesquisa

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    Artigo Acesso aberto
    A contribuição da servitização para a sustentabilidade na moda: exemplos nacionais e estrangeiros
    (2023) Desmet, Hanah Lúcia Silveira
    A partir de um olhar pró-ambiental, o presente artigo tem como objetivo listar e discutir exemplos nacionais e estrangeiros de modelos de negócios de moda voltados para a servitização. Para alcançar este fim, empreendeu-se uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, que foi subsidiada por uma revisão assistemática da literatura científica. Ademais, foram empregadas notícias de portais eletrônicos em uma fase documental de busca. Após analisar o modelo de negócios de quatro empresas de moda, os resultados da pesquisa permitiram concluir que a servitização se tornou um meio que as empresas encontraram a fim de oferecer um serviço de qualidade que compactua com os princípios da sustentabilidade.
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    Artigo Acesso aberto
    Fetiche homoerótico e poder: uma análise da aparência em “Vento Seco” (2020)
    (2023) Strozak, Thiago Camponogara
    Busca-se compreender as representações de poder no contexto fetichista homoerótico do filme "Vento Seco" (2020), dirigido por Daniel Nolasco. Por meio de uma análise fílmica detalhada, aliada à pesquisa bibliográfica fundamentada, exploramos como a aparência se torna um locus central no exercício das relações de poder e significação. A pesquisa se debruça sobre a intersecção entre fetiche, homossexualidade e poder, evidenciando como objetos e vestimentas adquirem significados simbólicos e eróticos, atuando como mediadores nas dinâmicas de poder representadas no filme. O estudo contribui para uma compreensão mais profunda das nuances culturais e sociais que permeiam as representações do fetiche homoerótico no cinema contemporâneo.
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    Artigo Acesso aberto
    Composição visual e design de superfície: uma coleção de estampas inspiradas em Florianópolis
    (2023) Vrech, Nayara Martins
    O objetivo desta pesquisa está em propor uma coleção de estampas contínuas e digitais inspiradas na cidade de Florianópolis, utilizando os conceitos de composição e linguagem visual, a fim de estimular a criação de designs de superfícies com características e narrativas florianopolitanas. Para isso foi desenvolvida uma coleção de estampas tendo como base o conjunto de diretrizes proposto por Adele Feitosa, nos quais são utilizadas três categorias básicas de diretrizes para a construção de estampas: diretrizes preparatórias, diretrizes para procedimentos compositivos e diretrizes para correção de erros. Quanto à classificação metodológica da pesquisa, esta pode ser considerada como uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva e bibliográfica. A fundamentação teórica do trabalho se apoia nos conceitos relacionados à composição e linguagem visual elaborados por autoras como Laschuk e Ruthschiling, e de elementos para a criação de coleção de estampas como Neira. Assim, destaca-se que a principal contribuição desta pesquisa está em incentivar a criação de estampas que representem um território.
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    Artigo Acesso aberto
    A brasilidade como estratégia de construção de marcas de moda: uma análise da Dendezeiro
    (2023) Hein, Maria Luiza Rosa
    A discussão sobre significados de brasilidade se mostra relevante na construção e desenvolvimento de estratégia de negócios de moda nacionais. Diante de um mercado cada vez mais competitivo a valorização da identidade nacional pode se tornar uma vantagem significativa nesse setor. No entanto, é crucial utilizá-la de modo responsável para evitar a perpetuação de estereótipos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a brasilidade e suas manifestações, investigando como podem ser aplicadas em estratégias de branding para marcas de moda de forma não caricata. Para tanto, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, na sequência, um estudo de caso da marca Dendezeiro®. A abordagem da pesquisa foi predominantemente qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi análise de documentos online, no site, nas redes sociais e entrevistas veiculadas em periódicos nacionais. Adotou-se a análise de conteúdo como estratégia de análise dos dados, que foram categorizados a partir dos fundamentos teóricos. Os resultados apontam que a grife aborda aspectos da brasilidade associados à história e à cultura afro-brasileira, principalmente a soteropolitana. Ademais, a marca quebra expectativas em relação à moda nordestina, ampliando as percepções sobre a criação local, enquanto impacta brasileiros de diversas regiões.