Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed)
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Artigo Acesso aberto O acolhimento da criança na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: compreensões das professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano(2023) Moreira, Maria Eduarda VencatoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o acolhimento na passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental e as compreensões de professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano. Também traz os seguintes objetivos específicos: a) descrever o significado de criança e infância para a maior compreensão sobre os sujeitos envolvidos no momento da passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) apresentar a perspectiva histórico-cultural e a periodização do desenvolvimento como recorte etário das crianças de cinco a sete anos; c) identificar as práticas adotadas pelas professoras, visando o acolhimento na passagem das crianças da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa, sendo elaborada com base nas análises dos principais autores que tratam sobre as práticas de acolhimento e a periodização do desenvolvimento humano, como Sonia Kramer (2011), Maria Fernanda Rezende Nunes (2011) Patrícia Corsino (2011), Juliana Campregher Pasqualini (2013), Suely Amaral Mello (2007) e Marilda Gonçalves Dias Facci (2004). O artigo ainda conta com algumas contribuições do psicólogo Lev Semionovitch Vigotski. A geração de dados foi organizada a partir de um questionário visando ao tema e objetivos do estudo para as profissionais entrevistadas. A partir da análise dos resultados obtidos, observamos que as professoras praticam estratégias de acolhimento nessa passagem e possuem alguns conhecimentos sobre as atividades principais correspondentes à faixa etária das crianças. Contudo, demonstram a necessidade de mais ações estratégicas e uma maior participação para se alcançar uma passagem e um acolhimento com qualidade, que respeite os direitos das crianças envolvidas.Artigo Acesso aberto A mediação do escriba diante da escrita das crianças de cinco anos(2023) Dienstmann, Giulia GianottiEste artigo apresenta dados de uma investigação resultante de um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, que teve como objetivo compreender de que maneira a estratégia de mediação da professora enquanto escriba pode auxiliar na escrita das crianças de cinco anos em instituições públicas de Educação Infantil. O escriba é o sujeito que está entre o texto oralizado e o texto escrito, papel mencionado em orientações de documentos oficiais da Educação Infantil (Brasil, 2018; Florianópolis, 2015, 2022). Para investigar como essa atribuição é desempenhada pelas professoras, foi feita uma pesquisa de campo em duas instituições públicas em Florianópolis. Foi realizado um estudo da literatura da área a respeito da questão do escriba e, a partir de questões suscitadas pelo diálogo com autores (Girão e Brandão, 2012; Smolka, 2012; Soares, 2001, 2004; Vigotski, 1991, 2008), obteve-se duas entrevistas com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Os resultados obtidos evidenciaram que o escriba, além de servir como referência para a escrita convencional, proporciona às crianças que tenham contato com a produção de diversos gêneros textuais, ampliando suas possibilidades de expressão, comunicação e conhecimento de mundo.Artigo Acesso aberto Os estereótipos nas narrativas dos contos de fada: compreendendo “As Três Fiandeiras”, “O Rei Sapo” e “Os Doze Caçadores” sob a perspectiva de gênero.(2023) Silveira, Gabriela BorgesEste artigo apresenta um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que teve como objetivo compreender como os estereótipos presentes nos contos “AS Três Fiandeiras”, “O Rei Sapo” e “Os Doze caçadores” se apresentam nestas narrativas, com o intuito de promover o pensamento crítico acerca das relações de gênero que os atravessam. Para a execução de tal objetivo o caminho proposto foi o de descrever o gênero literário conto de fadas, apresentar os estudos de gênero enquanto categoria de análise para as narrativas selecionadas e por último apresentar e debater a seleção realizada dos contos de fada dos Irmão Grimm discutindo os possíveis estereótipos encontrados. Esta pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa e cunho bibliográfico apoiando-se no referencial teórico de gênero com autoras e autores como Scott (1990), Louro (1997 e 2004), Mariano (2005), Bourdieu (2005), Machado (2000) e Muniz (2000). Abordamos os contos de fadas trazendo as autoras selecionadas para compreendê-los, como Coelho (2012) e Zilberman (2003). O que se conclui é que os contos apresentados carregam estereótipos de gênero, demarcados no tempo histórico em que foram criados, e não obstante, ainda apresentam significados na atualidade, portanto analisá-los permite criar maneiras de trabalhá-los sem deixar de trazer questionamentos acerca das histórias e sem privar as crianças deste maravilhamento tão potente para o imaginário infantil.