Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/22

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Empreendedorismo feminino : o perfil de mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis
    (2023) Mozer, Josilaine Aparecida
    O objetivo desta pesquisa é investigar e conhecer o perfil das mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis. A metodologia aplicada classifica-se como aplicada; no que trata dos objetivos compreende-se como descritiva; quanto à abordagem é quantitativa e qualitativa; no que diz respeito aos procedimentos, bibliográfica e de levantamento. No que concerne ao instrumento de coleta dos dados, foi utilizado o questionário contendo 22 perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Ele foi aplicado a uma amostra de 60 empreendedoras da Grande Florianópolis. Os dados foram exportados para o software Excel 2013 e os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas para análise e discussão. Os resultados mostraram que o perfil socioeconômico predominante da amostra é de mulheres casadas, que possuem pós-graduação, estão na faixa etária de 39 a 45 anos e de 46 a 52 anos e tem uma renda mensal entre R$ 3.001 e R$ 4.500. Além disso, a maioria não possui filhos. Quanto à participação na composição da renda familiar, a maioria das empreendedoras é responsável pelo total das despesas mensais da casa. Em relação à motivação para empreender, a autorrealização e a felicidade foram apontadas como a principal motivação para empreender, seguidas pelo potencial financeiro do negócio, necessidade econômica e oportunidades de mercado. Os principais desafios relatados pelas mulheres empreendedoras na Grande Florianópolis incluem a dupla jornada de trabalho, a falta de tempo para a família e a falta de recursos financeiros. Em relação às expectativas quanto às políticas de incentivo, as empreendedoras mencionaram a necessidade de maior acesso a informações e redes de apoio, incentivos financeiros, políticas públicas específicas, presença de referências femininas, capacitação pessoal e eventos que promovam networking e compartilhamento de experiências.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Planejamento estratégico da empresa Greenhouse Suculentas
    (2022) Baldança, Lavínia Samborski
    O presente estudo possui dois momentos a serem apresentados. O primeiro com foco na análise do ambiente em que a empresa de plantas ornamentais Greenhouse Suculentas está inserida, bem como as características que ela apresenta como organização. Para obtenção de dados para análise, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória com entrevista em profundidade com clientes e sócios da empresa. A partir disso, apresenta-se o segundo momento do trabalho, que consiste na criação e proposta de aplicação de um modelo de planejamento estratégico para a empresa estudada. Com os dados obtidos e analisados, foi possível definir a base estratégica corporativa; compreender os ambientes externo e interno; estabelecer o plano de ação para as diferentes áreas abordadas e expor métodos para o controle e avaliação de resultados. Deste modo, o maior enfoque deste trabalho foi contribuir de maneira significativa no gerenciamento da empresa a partir da coleta e análise de dados, maximizando recursos, minimizando custos, otimizando processos e gerando oportunidades de crescimento para a mesma.