Maria Cristina Da Rosa Fonseca Da Silva

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Nome de citação

Silva, Maria Cristina Da Rosa Fonseca Da

Vínculo

Centro

CEART

Curso

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Curso de Artes Visuais - Licenciatura

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    Dissertação Acesso aberto
    Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil
    (2024) Alencar, Karine Galindo de
    A dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas.