A interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza

dc.contributor.advisorLüchmann, Karim Hahn
dc.contributor.authorOliveira, Luciane de
dc.contributor.authorNereu Nuncio Feliciano
dc.date.accessioned2024-10-15T17:49:39Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da influência da tecnologia na sociedade e na educação, destacando os efeitos da Revolução Tecnológica, da cultura digital, do desenvolvimento econômico e social e da interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza. Após a pesquisa bibliográfica foi planejado uma sequência didática (SD) na área de Ciências da Natureza com o intuito de responder ao questionamento norteador da pesquisa: como promover a aprendizagem por meio de jogos digitais e criar experiências que proporcionem a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, tendo em vista o avanço da tecnologia. Portanto, o objetivo do estudo, consistiu em investigar como os jogos digitais podem promover a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, por meio de uma sequência didática com o jogo The Sims 4. Para tanto, apresentamos como resultado da pesquisa uma proposta de sequência didática (SD) com o uso de jogos digitais e sua possível aplicabilidade ao ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente, o componente curricular de Biologia. No mesmo sentido espera-se que tal relato sirva de material de consulta para profissionais da educação para nortear seu trabalho em atividades pedagógicas com jogos digitais.
dc.format.extent52 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/190
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectEducação
dc.subjectTecnologia
dc.subjectJogos digitais
dc.subjectCiências da natureza
dc.subjectEducation
dc.subjectTechnology
dc.subjectDigital games
dc.subjectNatural sciences
dc.titleA interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza
dc.typeMonografia
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThis research deals with the influence of technology on society and education, highlighting the effects of the Technological Revolution, digital culture, economic and social development and the methodological interface of digital games in the teaching of natural sciences. After the bibliographical research, a Didactic sequence (SD) was planned in the area of Natural Sciences with the aim of answering the guiding question of the research: how to promote learning through digital games and create experiences that provide meaningful learning in the area of Sciences of Nature, taking into account the advancement of technology. Therefore, the objective of the study was to investigate how digital games can promote meaningful learning in the area of Natural Sciences, through a didactic sequence with the game The Sims 4. To this end, we present as a result of the research a proposal for didactic sequence (DS) with the use of digital games and their possible applicability to the teaching of Natural Sciences, more specifically, the Biology curricular component. In the same sense, it is expected that this report will serve as reference material for education professionals to guide their work in pedagogical activities with digital games.en
local.description.centroCEAD
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoInterdisciplinar em Ciência e Tecnologia
local.publisher.locationCriciúma
local.subject.areaCiências Exatas e da Terra

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