Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica

dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
dc.contributor.authorCanal, Maria Heloísa
dc.date.accessioned2024-10-17T19:41:44Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO Atelier Superior de Artes e Técnica (Vkhutemas) foi uma instituição russa que promoveu ao proletariado educação democrática, gratuita e a nível superior com intuito de formar artistas, arquitetos e designers que produzissem a arte deste novo período que se iniciava, o pós-revolução Russa. Devido ao pouco conhecimento sobre esta instituição no Brasil e, por conseguinte, ao pouco material escrito, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico do que se tem escrito no Brasil sobre o assunto e, através deste levantamento, selecionar no conteúdo escritos sobre ela, elementos que possam ser utilizados no ensino de artes, sob o viés de ensino pensado pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para fazer esta pesquisa, utilizou se do método de análise do Materialismo Histórico-Dialético, e pesquisou-se em sites como: Scielo, Portal CAPES, Scielo e Academia.Edu, bem como no Google e Google Acadêmico, através da palavra-chave “Vkhutemas”. Como resultados foram encontrados 18 trabalhos, sendo eles divididos em Livro, Teses, Dissertações, Monografia, Artigos científicos, Artigos de Revistas e tradução de um discurso. Através destes trabalhos, selecionou-se alguns para identificar contribuições para o ensino de artes atual, tendo como norte a PHC, que defende o ensino de conteúdos cientificamente, filosoficamente e artisticamente elaborados para formação de conceitos para a humanização e como ferramentas para a emancipação humana. A partir dos trabalhos selecionados, pode-se sugerir a incorporação do conteúdo em si desenvolvido na instituição, como o construtivismo, para os conteúdos ensinados no ensino básico e superior, bem como o desdobramento a partir dos Estudos Propedêuticos Desenho, Cor, Espaço e Volume de conteúdos básicos, teóricos e práticos, para formação dos estudantes no contexto atual e com componentes atualizados, o que pode ser aprofundado a partir de outras pesquisas em trabalhos futuros. Outra contribuição colhida a partir do estudo da escola, e que reforça pressupostos da PHC, é o ensino que coloca a análise da realidade concreta, como com o estudo das condições econômicas em que se está inserida a produção, como ponto central para se entender as condições de vida, também como caminho para a emancipação humana da sociedade de classes. Entende-se que as proposições deste ensino aplicadas no contexto econômico atual não irão atingir patamares iguais aos alcançados no ensino da URSS, devido às questões fundantes de bases econômicas e sociais, contudo, podem mostrar o percurso e o horizonte para onde se deseja chegar.
dc.format.extent101 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/219
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectVkhutemas
dc.subjectPedagogia histórico-crítica
dc.subjectArtes visuais
dc.subjectEnsino de artes visuais
dc.subjectRevolução russa
dc.titleAtelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica
dc.typeMonografia
dspace.entity.typePublication
local.description.centroCEART
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoArtes Visuais - Licenciatura
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00015956_Maria_Heloisa_Canal_-_TCC_Maria_Heloisa_Canal_comprimido.pdf
Tamanho:
1.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.17 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: