Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da | |
dc.contributor.author | Canal, Maria Heloísa | |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T19:41:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O Atelier Superior de Artes e Técnica (Vkhutemas) foi uma instituição russa que promoveu ao proletariado educação democrática, gratuita e a nível superior com intuito de formar artistas, arquitetos e designers que produzissem a arte deste novo período que se iniciava, o pós-revolução Russa. Devido ao pouco conhecimento sobre esta instituição no Brasil e, por conseguinte, ao pouco material escrito, o objetivo do trabalho é fazer um levantamento bibliográfico do que se tem escrito no Brasil sobre o assunto e, através deste levantamento, selecionar no conteúdo escritos sobre ela, elementos que possam ser utilizados no ensino de artes, sob o viés de ensino pensado pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para fazer esta pesquisa, utilizou se do método de análise do Materialismo Histórico-Dialético, e pesquisou-se em sites como: Scielo, Portal CAPES, Scielo e Academia.Edu, bem como no Google e Google Acadêmico, através da palavra-chave “Vkhutemas”. Como resultados foram encontrados 18 trabalhos, sendo eles divididos em Livro, Teses, Dissertações, Monografia, Artigos científicos, Artigos de Revistas e tradução de um discurso. Através destes trabalhos, selecionou-se alguns para identificar contribuições para o ensino de artes atual, tendo como norte a PHC, que defende o ensino de conteúdos cientificamente, filosoficamente e artisticamente elaborados para formação de conceitos para a humanização e como ferramentas para a emancipação humana. A partir dos trabalhos selecionados, pode-se sugerir a incorporação do conteúdo em si desenvolvido na instituição, como o construtivismo, para os conteúdos ensinados no ensino básico e superior, bem como o desdobramento a partir dos Estudos Propedêuticos Desenho, Cor, Espaço e Volume de conteúdos básicos, teóricos e práticos, para formação dos estudantes no contexto atual e com componentes atualizados, o que pode ser aprofundado a partir de outras pesquisas em trabalhos futuros. Outra contribuição colhida a partir do estudo da escola, e que reforça pressupostos da PHC, é o ensino que coloca a análise da realidade concreta, como com o estudo das condições econômicas em que se está inserida a produção, como ponto central para se entender as condições de vida, também como caminho para a emancipação humana da sociedade de classes. Entende-se que as proposições deste ensino aplicadas no contexto econômico atual não irão atingir patamares iguais aos alcançados no ensino da URSS, devido às questões fundantes de bases econômicas e sociais, contudo, podem mostrar o percurso e o horizonte para onde se deseja chegar. | |
dc.format.extent | 101 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/219 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Vkhutemas | |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | |
dc.subject | Artes visuais | |
dc.subject | Ensino de artes visuais | |
dc.subject | Revolução russa | |
dc.title | Atelier superior de artes e técnica (Vkhutemas): contribuições para a pedagogia histórico-crítica | |
dc.type | Monografia | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.centro | CEART | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Artes Visuais - Licenciatura | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Lingüística, Letras e Artes |