“A Memória Pode Morrer?”: (auto)biografia em processos de drama em sala de aula
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Lopes, Giovanna Lemos
Orientador
Coorientador
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para o curso de Mestrado. O estudo tem como tema a investigação da (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama na sala de aula. O objetivo é investigar a (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa-participante e essa foi desenvolvida em duas escolas municipais de Florianópolis, com uma turma de primeiro ano e duas de terceiros anos do Ensino Fundamental. Como aporte teórico para o conceito de (auto)biografia, os estudos de Passeggi, Delory Momberger e Hartmann são fundamentais à pesquisa, alicerçada, ainda, por Girardello e o incentivo à escuta das histórias contadas por crianças. Junto a isso, relaciona a abordagem do Drama e pesquisadoras como Heathcote, Cabral e Pereira. O trabalho apresenta o contexto da (auto)biografia em Educação no Brasil e demonstra características de uma pesquisa (auto)biográfica com crianças, recurso que reconhece como mais uma possibilidade em processos de criação teatral em sala de aula. Defende, também, a apropriação de si como parte fundamental do desenvolvimento das experimentações teatrais com as crianças.
Abstract
This work presents a research developed in the Postgraduate Program in Performing Arts for the Master's degree. The study's theme is the investigation of (auto)biography made by childrenin Drama processes in classroom. The objective is to investigate the (auto)biography made by children in Drama processes. The used methodology is based on researchs with children and was developed in two municipal schools from Florianópolis, with one first-year class and two third-year classes of Elementary School. As a theoretical contribution to the concept of (auto)biography, the studies realized by Passeggi, Delory-Momberger and Hartmann were fundamental, also supported by Girardello and his encouragement of listening the stories told by children. Along with this, relates the Drama approach as studied by Heathcote, Cabral and Pereira. The work presents the (auto)biography context in the Formal Education in Brazil and details the characteristics of an (auto)biographical research with children, recognizing it as another possible resource to theatrical creation processes in classroom. It also defends the appropriation of the own self as a fundamental part in the development of theatrical experiments with children.