Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cristina Da Rosa Fonseca Da | |
dc.contributor.author | Alencar, Karine Galindo de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T17:37:07Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A dissertação compreendeu o esforço em sistematizar os estudos produzidos no período de (2020-2022) que analisaram os impactos do COVID-19 nas condições de trabalho dos professores da Educação Infantil. Conforme as informações sobre a pandemia da COVID-19 foram sendo divulgadas e amplamente discutidas, o mundo precisou passar por diversas modificações visando reduzir a disseminação da doença. Essas mudanças também foram necessárias na educação, acentuando o fenômeno da precarização e intensificação do trabalho docente. Em uma sociedade capitalista, o papel do Estado na produção destes fenômenos torna se ainda mais evidente com a implementação do Ensino Remoto na educação pública. O avanço da tecnologia com a Indústria 4.0 tem implicado na natureza das relações de trabalho e no setor educativo, transformando o trabalho docente. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como os estudos revelam os impactos da COVID-19, no período de (2020-2022), no trabalho dos professores de Educação Infantil. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das produções acadêmicas divulgadas entre os anos de 2020 e 2022. A técnica de análise empregada no percurso investigativo consistiu na análise de conteúdo e as possíveis análises empreendidas foram fundamentadas nos preceitos marxistas presentes no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciaram que o papel do Estado na produção do fenômeno de precarização durante a pandemia da COVID-19 foi acentuado por suas ações não proporcionarem as condições de trabalho necessárias para o professor desenvolver sua função. Houve igualmente impactos na educação, sendo os principais: uso do WhatsApp como uma plataforma digital para contatos, interação e envio de arquivos às famílias e crianças; acentuação do controle e monitoramento do trabalho docente e limitação da autonomia docente. Estes puderam ser relacionados às evidências de intensificação e precarização ocorridas no trabalho dos professores de Educação Infantil em virtude da implementação da Indústria 4.0. Em suma, neste estudo consta a caracterização dos impactos da COVID-19 no trabalho dos professores de Educação Infantil, presente nas produções acadêmicas investigadas. | |
dc.format.extent | 123 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1256 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Intensificação do Trabalho Docente | |
dc.subject | Educação Infantil | |
dc.subject | COVID-19 | |
dc.subject | Materialismo Histórico-Dialético | |
dc.title | Intensificação do trabalho docente: uma análise das condições de trabalho dos professores de educação infantil | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.abstract.alternative | This thesis aims to systematize the studies produced in the period (2020-2022) that analyzed the impacts of COVID-19 on the working conditions of Early Childhood Education teachers. As information about the COVID-19 pandemic was released and widely discussed, the world had to undergo several changes to reduce the spread of the disease. These changes were also necessary in education, accentuating the phenomenon of precariousness and intensification of teaching work. In a capitalist society, the role of the State in the production of these phenomena becomes even more evident with the implementation of Remote Learning in public education. The advancement of technology with Industry 4.0 has impacted the nature of work relationships and, in the educational sector, transformed teaching work. Therefore, this research had the general objective to analyze how studies reveal the impacts of COVID-19, in the period (2020-2022), on the work of Early Childhood Education teachers. Through bibliographical research, a survey of academic productions published between the years 2020 and 2022. The analytical technique used in the investigative process consisted of content analysis, and the possible analyses undertaken were based on Marxist principles present in historical-dialectical materialism. The results showed that the role of the State in producing the phenomenon of precariousness during the Covid-19 pandemic was accentuated by its actions, not providing the necessary working conditions for teachers to carry out their role. There were also impacts on education, with the main ones being: the use of WhatsApp as a digital platform for communication, interaction, and file sharing with families and children; increased control and monitoring of teaching work; and limitation of teacher autonomy. These impacts could be related to evidence of intensification and precarization that occurred in the work of Early Childhood Education teachers due to the implementation of Industry 4.0. In summary, this study includes the characterization of the impacts of COVID-19 on the work of Early Childhood Education teachers, as found in the investigated academic productions. | en |
local.description.centro | FAED | |
local.description.programa | Programa de Pós-Graduação em Educação | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Pós-Graduação em Educação | |
local.publisher.location | 2024 | |
local.subject.area | Ciências Humanas | |
relation.isAdvisorOfPublication | 9aef768a-5d9a-4d25-9fab-05827d8d7320 | |
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