A lei 10.639/03 e o livro didático : implicações para o ensino de história
Tipo de documento
Artigo
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso restrito
Centro
CEAD
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Silva, Ilson Ferreira da
Orientador
Bastiani, Tânia Mara de
Coorientador
Resumo
Conquista do movimento negro e dos demais movimentos antirracistas do Brasil, a Lei 10639/03 completou 20 anos em 2023. Ela trouxe consigo a necessidade de mudanças no modo de pensar e organizar o conhecimento em sala de aula, tornando-se um marco na introdução de um tema pouco presente, até então, no universo escolar: o reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. Para atingir aos objetivos da lei, o livro didático exerce um papel central, pois, ele constitui-se em um importante instrumento viabilizador, uma vez que é uma das principais fontes de informação utilizadas pelos professores e alunos em sala de aula. Assim, a abordagem adequada do conteúdo relacionado à história e cultura afro-brasileira e africana é essencial para o cumprimento da legislação. Este artigo analisou os livros didáticos de História do 6º e dos 7º anos, selecionados para as escolas municipais do município Palhoça/SC para o período de 2020 até 2023, com o objetivo de compreender de que modo este material pedagógico inclui os temas da Lei, tanton os textos quanto nas imagens e ilustrações que compõem a obra
Abstract
Conquest of the black movement and other anti-racist movements in Brazil, Law 10639/03 completed 20 years in 2023. It brought with it the need for changes in the way of thinking and organizing knowledge in the classroom, becoming a milestone in the introduction of a theme that had not been present, until then, in the school universe: the recognition of the importance of Afro-Brazilian culture in formation of national identity. To achieve the objectives of the law, the textbook plays a central role, as it constitutes an important enabling instrument, since it is one of the main sources of information used by teachers and students in the classroom. Thus, the proper approach to content related to Afro-Brazilian and African history and culture is essential for compliance with legislation. This article analyzed 6th and 7th grade History textbooks, selected for municipal schools in the municipality of Palhoça/SC for the period from 2020 to 2023, with the aim of understanding how this pedagogical material includes the themes of the Law, both in the texts and in the images and illustrations that make up the work.
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