Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas
dc.contributor.advisor | Concilio, Vicente | |
dc.contributor.author | Walger, Eduardo Vieira | |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T21:50:28Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Pode a costura entre as linhas cênicas pensadas por Bertolt Brecht e Augusto Boal servir como instrumento artístico e político no remendo da atual democracia de farrapos, para que as pessoas não sejam somente chamadas a obedecer, e sim, efetivamente, chamadas a participar? Esta é a questão levantada aqui. A tese investiga o conceito de pós-democracia de Colin Crouch (2004) e Rubens Casara(2018). A primeira parte examina como o modelo neoliberal se impôs como padrão às democracias, a levar ao máximo o capitalismo. Nesta realidade global, as pessoas são cada vez mais objetificadas e chamadas somente obedecer. Tornam se cada vez mais afastadas e indiferentes ao sistema político. Situação desejada pelos detentores do poder, pois assim podem impor a realidade que desejam para o mundo. Dessa questão, parte-se à análise do teatro como espaço político. No que toca Brecht, investiga-se Peças Didáticas e elementos épicos, mais especificamente o texto Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não. Por sua vez, o Teatro do Oprimido (TO), sistematizados por Boal, potencializa a experiência democrática ao se entrelaçar com os elementos teatrais de Brecht. Com este estudo somado à prática deste autor, verificou-se duas abordagens cênicas possíveis: 1) uma peça foro-didática; 2) uma fórum-performance. A análise de tais propostas, além da asserção de um material de revisão, possui um caráter auto-etnográfico, pois examina as experiências (como diretor, ator e instrutor) e parte da autobiografia do pesquisador. A delimitação do percurso auto-etnográfico alcança a atuação do investigador como instrutor de artes cênicas no Município de Pinhais, Estado do Paraná, bem como sua participação como performer e oficineiro no 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, na cidade Atlixco, no México. Espera-se como resultado contribuir nas áreas da pedagogia do teatro e teatro na comunidade, com uma proposta de apoio e diálogo aos estudos dos que pensam nas artes cênicas como mecanismo capaz de instigar as transformações necessárias – como linhas de um Teatro da Esperança – para a construção de espaços efetivamente democráticos. | |
dc.format.extent | 217 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/279 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Pós-democracia | |
dc.subject | Peças didáticas | |
dc.subject | Teatro do oprimido | |
dc.subject | Peças foro-didáticas | |
dc.subject | Fórum-performace | |
dc.subject | Posdemocracia | |
dc.subject | Piezas didácticas | |
dc.subject | Teatro de los oprimidos | |
dc.subject | Piezas foro-didáctica | |
dc.subject | Foro-performance | |
dc.title | Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.abstract.alternative | ¿Puede la costura entre las líneas escénicas diseñadas por Bertolt Brecht y Augusto Boal servir como instrumento artístico y político como remiendos de la destrozada democracia actual em andrajos, para que las personas no sean simplemente llamadas a obedecer, y sí, efectivamente, llamadas para participar? Esta és la pregunta que se plantea aquí. La tesis investiga el concepto de posdemocracia de Colin Crouch (2004) y Rubens Casara (2018). La primera parte examina como el modelo neoliberal se ha impuesto como estándar para las democracias, para llevar el capitalismo a su máxima expresión. En esta realidad global, las personas están cada vez más cosificadas y llamadas sólo a obedecer. Se vuelven cada vez más distantes e indiferentes al sistema político, situación deseada por quienes están en el poder, para que de esta forma imponer la realidad que desean para el mundo. A partir de esta pregunta iniciamos el análisis del teatro como espacio político. Sobre Brecht, se investigan piezas didácticas y elementos épicos, más concretamente el texto El que Dice Sí y El Que Dice No. A su vez, el Teatro del Oprimido (TO), sistematizado por Boal, realza la experiencia democrática al entrelazarse con los elementos teatrales de Brecht. Con este estudio sumado a la práctica de este autor, se verificaron dos enfoques escénicos posibles: 1) una pieza forodidáctica; 2) una foro-performance. El análisis de tales propuestas, además de la afirmación del material de revisión, tiene un carácter autoetnográfico, ya que examina las experiencias (como director, actor y profesor) y parte de la autobiografía del investigador. La delimitación del recorrido autoetnográfico abarca el rol del investigador como instructor de artes escénicas en la Municipalidad de Pinhais, Estado del Paraná, así como su participación como intérprete y tallerista en el 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, en la ciudad de Atlixco, México. Como resultado se espera contribuir en las áreas de la pedagogía teatral y el teatro en la comunidad, con una propuesta de apoyo y dialogo de los estudios para quienes piensan en las artes escénicas como un mecanismo capaz de instigar las transformaciones necesarias – como líneas de un Teatro de la Esperanza – para la construcción de espacios efectivamente democráticos. | en |
local.description.centro | CEART | |
local.description.programa | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Pós-Graduação em Artes Cênicas | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Lingüística, Letras e Artes | |
relation.isAdvisorOfPublication | e41de98b-9630-473b-84d7-77706bfc7990 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | e41de98b-9630-473b-84d7-77706bfc7990 |