Lei geral de proteção de dados: práticas de implementação e adequação em escritórios de contabilidade

dc.contributor.advisorLara Fabiana Dallabona
dc.contributor.advisorDallabona, Lara Fabiana
dc.contributor.authorFernandes, Ana Rita Venzon
dc.date.accessioned2024-11-26T18:06:28Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA Lei nº 13.709/2018 determina os cuidados com arquivos físicos ou arquivos digitais e/ou eletrônicos sobre tratamento de dados de pessoas físicas ou pessoas jurídicas. O estudo objetiva analisar a percepção dos contadores do Estado de Santa Catarina sobre as práticas para implementação e adequação da LGPD. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e survey, compreendendo uma amostra de 127 contabilidades registradas no CRC/SC que responderam ao questionário aplicado. Os resultados demonstram predominância ao gênero feminino, com idade predominante dos respondentes entre 26 e 35 anos e a região geográfica que predominou na participação foi o Vale do Itajaí. Quanto as categorias de implantação da LGPD, foram possíveis observar que as contabilidades estão conscientes da importância da LGPD, mas ainda é necessária uma força tarefa para melhorar a educação continuada nessa área. Quanto ao comportamento e cultura organizacional, demonstram que estar praticando os preceitos da Lei, porém ainda é preciso uma inserção maior dos envolvidos com a cultura organizacional. Observou-se que o descarte de dados pessoais é realizado de modo cauteloso e cuidadoso. Quanto a privacidade dos dados, os escritórios possuem uma política de privacidade, mas ainda carecem de adequação, além de destacarem que os funcionários são sempre orientados a utilizar os canais de comunicação corporativos e evitar usar dispositivos pessoais para fins de trabalho. Também foi possível constatar que os empregados sabem a quem recorrer em caso de alguma dúvida ou irregularidade sobre dados pessoais, porém alguns ainda percebem a dificuldade no processo. Conclui-se que as contabilidades que compuseram a amostra estão atentas a Lei Geral de Proteção de Dados, afim de implementar e adequar a prática desta norma em seus escritórios contábeis para os gestores e colaboradores, cuidando e evitando possíveis vazamentos de dados, mas ainda se percebe que não estão 100% com a Lei implementada em seus escritórios.
dc.format.extent41 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1412
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectLei Geral de Proteção de Dados
dc.subjectLGPD
dc.subjectDados pessoais
dc.subjectLei nº 13.709/2018
dc.titleLei geral de proteção de dados: práticas de implementação e adequação em escritórios de contabilidade
dc.typeMonografia
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeLaw Lei nº 13.709/2018 determines the care of physical files or digital and/or electronic files regarding the processing of data from individuals or legal entities. The study aims to analyze the perception of accountants in the State of Santa Catarina about practices for implementing and adapting the LGPD. The research is characterized as quantitative, descriptive and survey, comprising a sample of 127 accounts registered with the CRC/SC who responded to the questionnaire applied. The results demonstrate a predominance of the female gender, with the respondents' predominant age being between 26 and 35 years old and the geographic region that predominated in participation was the Itajaí Valley. Regarding the LGPD implementation categories, it was possible to observe that accounting professionals are aware of the importance of the LGPD, but a task force is still needed to improve continuing education in this area. As for organizational behavior and culture, they demonstrate that they are practicing the precepts of the Law, but there is still a need for greater integration of those involved with organizational culture. It was observed that the disposal of personal data is carried out cautiously and carefully. Regarding data privacy, the offices have a privacy policy, but it still lacks adequacy, in addition to highlighting that employees are always advised to use corporate communication channels and avoid using personal devices for work purposes. It was also possible to verify that employees know who to turn to in case of any doubts or irregularities regarding personal data, but some still perceive the difficulty in the process. It is concluded that the accounting firms that made up the sample are aware of the General Data Protection Law, in order to implement and adapt the practice of this standard in their accounting offices for managers and employees, taking care and avoiding possible data leaks, but still realizes that they are not 100% implemented with the Law in their offices.en
local.description.centroCEAVI
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoCiências Contábeis
local.publisher.locationIbirama
local.subject.areaCiências Sociais Aplicadas
relation.isAdvisorOfPublication4120ad1c-9ccd-49bf-bd92-382a53a89f85
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery4120ad1c-9ccd-49bf-bd92-382a53a89f85

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