A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo

dc.contributor.advisorPiermartiri, Leonardo
dc.contributor.authorPasquali, Matheus Mesquita
dc.date.accessioned2024-11-13T18:01:01Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.
dc.format.extent97
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1260
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectRitmos Sulinos
dc.subjectRítmica Aditiva
dc.subjectMúsica
dc.subjectContrabaixo
dc.titleA linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThis paper proposes the application of the double bass and an analysis of the bass lines in the milonga genre and some similar rhythms, such as the rasguido doble, the chamarra and the chamamé, originating from the fusion and the diverse influences common to the countries of South America and characteristic of the southern region of Brazil, taking into account not only the practical aspect of obtaining an authentic, modern and cohesive sound but also the conceptual aspects behind the genres, which dialogue with the concepts of clave and additive rhythm. An analysis will be made considering that some of the clave are exactly the same as those used in other musical styles such as baião and carimbó, dating back to a possible African ancestor. Transcriptions of some works from the southern repertoire will be used to corroborate the conclusions raised, as well as interviews with some musicians active in the musical scene in question.en
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Música
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em Música
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes
relation.isAdvisorOfPublicationf381cd99-24bc-45b1-ad4b-1890e763e10a
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf381cd99-24bc-45b1-ad4b-1890e763e10a

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00038504_Matheus_Mesquita_Pasquali_-_Dissertacao.pdf
Tamanho:
1.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.56 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: