Educação para as relações étnico-raciais : o Youtube como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra
dc.contributor.advisor | Bastiani, Tânia Mara de | |
dc.contributor.author | Decezaro, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T18:06:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O Brasil apresenta uma diversidade de povos e aspectos culturais. Sendo a escola um espaço de concentração de pessoas, se reconhece a necessidade de trazer para o contexto da sala de aula discussões a respeito dessas diferentes culturas. Considerando o grande interesse dos adolescentes e jovens pelas mídias sociais, este artigo teve como objetivo principal identificar a possibilidade do uso de uma delas como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra: o Youtube, categorizada por Hakam et al. (2014) como uma comunicação de conteúdo. A primeira parte deste artigo apresenta uma análise da legislação sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais, principalmente a partir de Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003, bem como do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Em seguida, explora os canais Canal Preto, Gabi Oliveira e Papo de Pretas. Concluímos que o Youtube pode ser uma ferramenta pedagógica para a construção da identidade negra de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, já que oportuniza a aproximação dos conteúdos da realidade vivenciada por eles. | |
dc.format.extent | 1 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1326 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Lei n° 10.639/03 | |
dc.subject | Mídias sociais | |
dc.subject | Identidade negra | |
dc.title | Educação para as relações étnico-raciais : o Youtube como ferramenta pedagógica na construção da identidade negra | |
dc.title.alternative | Education for ethnic-racial relations : Youtube as a pedagogical tool In the construction of black identity | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.abstract.alternative | Brazil has a diversity of peoples and cultural aspects. As the school is a space where people gather, it recognizes the need to bring discussions about these different cultures into the context of the classroom. Considering the great interest of adolescents and young people in social media, this article aimed to identify the possibility of using one of them as a pedagogical tool in the construction of black identity: Youtube, categorized by Hakam et al. (2014) as a content communication. The first part of this article presents an analysis of the legislation on Education for Ethnic-racial Relations, mainly from Law n° 10.639, of January 9, 2003, as well as the Base Curriculum of the Territory of Santa Catarina of Elementary Education. Then explore the Canal Preto, Gabi Oliveira and Papo de Pretas channels. We conclude that Youtube can be a pedagogical tool for the construction of the black identity of students in the final years of Elementary School, since it provides an opportunity to approach the contents of the reality experienced by them. | en |
local.description.centro | CEAD | |
local.description.rights | Acesso restrito | |
local.desription.curso | Educação Inclusiva | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Ciências Humanas |