O autoconhecimento para a profissão do músico no Brasil
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Música
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Lima, Karolina Santos de
Orientador
Coorientador
Resumo
O autoconhecimento é o aprendizado que um indivíduo desenvolve a respeito de si mesmo de forma consciente e monitorada, conscientizando-se de experiências que refletem no próprio repertório comportamental aprendido. A presente pesquisa aborda o autoconhecimento como um princípio para o músico no exercício da sua profissão no Brasil. Para isso, a metodologia foi fundamentada a partir de bibliografias usando a técnica qualitativa. De acordo com pesquisas recentes, é visto que essa profissão é desafiadora no Brasil, tendo-se preocupações e inseguranças quanto às questões ocupacionais e financeiras. O autoconhecimento é eficaz para o bem-estar do ser humano e poderia ser explorado e relacionado aos músicos em contextos profissionais e ocupacionais. O principal objetivo desta pesquisa foi constatar de que modo o autoconhecimento pode contribuir no bem-estar psicológico, físico e emocional do músico. Como objetivos específicos, desenvolveram-se estratégias para construir novos repertórios comportamentais no intuito de beneficiá-los, considerando determinadas questões históricas, disciplinares e sociais no Brasil que refletem em concepções que podem presenciar ao exercer essa profissão. Os resultados apontam que a utilização do autoconhecimento para o músico no Brasil pode promover diferentes benefícios como o reconhecimento à aspectos históricos e sociais da própria profissão, desenvolver e aplicar estratégias para progredir na carreira, e novas reflexões a respeito de si enquanto músico. Sendo assim, sugere-se o prosseguimento de mais pesquisas nesse âmbito.
Abstract
Self-knowledge is the learning that an individual develops about themselves in a conscious and monitored way, becoming aware of experiences that reflect on their own learned behavioral repertoire. This research addresses self-knowledge as a principle for musicians in the exercise of their profession in Brazil. For this, the methodology was based on bibliographies using the qualitative technique. According to recent research, this profession is challenging in Brazil, with concerns and insecurities regarding occupational and financial issues. Self-knowledge is effective for human well-being and could be explored and related to musicians in professional and occupational contexts. The main objective of this research was to determine how self-knowledge can contribute to the musician's psychological, physical and emotional well-being. As specific objectives, strategies were developed to build new behavioral repertoires in order to benefit them, considering certain historical, disciplinary and social issues in Brazil that reflect on concepts that they may witness when exercising this profession. The results indicate that the use of self knowledge for musicians in Brazil can promote different benefits such as recognition of historical and social aspects of the profession itself, developing and applying strategies to progress in one's career, and new reflections about oneself as a musician. therefore, further research in this area is suggested.
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