Entre crônicas e detalhes: Pedro Weingärtner na coleção Collaço Paulo
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Aquino, Camilla
Orientador
Coorientador
Resumo
Esta dissertação se propõe a investigar os detalhes, os aspectos humanos e
linguagem visual das seis pinturas de gênero do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) na coleção Collaço Paulo, em Florianópolis, a saber: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela (1896), Sem título (1899) e Ensacando arroz (1913). A pesquisa é pertinente ao trazer luz sobre a obra de um pintor que possui uma significativa fortuna crítica, mas com lacunas nos estudos acerca de seus dados biográficos e contexto. Além disso, há muitas de suas criações em coleções particulares, de modo que a criação do Instituto Collaço Paulo permitiu o acesso às obras da coleção e um estudo mais aprofundado das mesmas, a partir de um viés das Artes Visuais, e não da História, como é o caso de grande parte das produções acadêmicas sobre o pintor. Desta forma, deseja-se responder: Quais aspectos da poética de Pedro Weingärtner podem ser observados nas obras da coleção Collaço Paulo? A principal hipótese é de que há, de fato, uma poética – conforme conceito de Luigi Pareyson (1918-1991) – que se manifesta por meio das obras da coleção Collaço Paulo, reveladas através da análise de sua linguagem visual, dos detalhes e de aspectos relativos ao contexto em que as obras foram produzidas, principalmente em relação às cenas de costume. A fim de responder à problemática, os objetivos são: investigar as seis obras de costumes de Pedro Weingärtner em uma tentativa de compreender elementos da sua poética que se destacam, comparando-os com outras obras do artista; apresentar dados biográficos sobre Weingärtner e seu contexto, bem como um panorama sobre a pintura de gênero, sobre o movimento realista e a tendência naturalista, dos quais se aproxima; compreender como o artista apresentou os ideais de seu tempo nas seis
telas da coleção Collaço Paulo; destacar aspectos importantes, realizando uma análise a partir dos detalhes das obras. A dissertação foi realizada através de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, além de fazer uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em acervos e coleções que contêm telas do artista.
Abstract
This dissertation aims to investigate the details, human aspects and visual language of the six paintings of the genre by the artist from Rio Grande do Sul Pedro Weingärtner (1853-1929) in the Collaço Paulo collection, in Florianópolis, namely: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela(1896), Sem título (1899) and Ensacando arroz (1913). The research is pertinent in bringing light to the work of a painter who has a significant critical fortune, but with gaps in studies regarding his biographical data and context. Furthermore, there are many of his creations in private collections, so the founding of the Collaço Paulo Institute allowed access to the works in the collection and a more in-depth study of them, based on a journey of Visual Arts, and not of History, as many of the academic production based on the painter. Therefore, the question is: What aspects of Pedro Weingärtner's poetics can be observed in the oeuvre of the Collaço Paulo collection? The main hypothesis is that there is, in fact, a poetics – according to the concept of Luigi Pareyson (1918-1991) – that manifests itself through the works in the Collaço Paulo collection, revealed through the analysis of its visual language, details and aspects related to the context in which the paintings were produced, mainly in relation to genre scenes. In order to respond the problem, the purposes are: to investigate Pedro Weingärtner's six genre paintings in the attempt of understanding elements of his poetics that stand out, comparing them with other paintings produced by the artist; present biographical data about Weingärtner and his context, as well as an overview of genre painting, the realist movement and the naturalist tendency, with which he relates; understand how the artist presented the ideals of his time in the six canvases; highlight important aspects, carrying out an analysis based on the details of the works. The dissertation was carried out through basic research, with a qualitative and exploratory approach, in addition to making use of bibliographical research, documentary research and research into collections that contain the artist's canvases.
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