Protagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)

dc.contributor.advisorSilva, Cristiani Bereta Da
dc.contributor.authorSantos, Carina Santigo dos
dc.date.accessioned2024-11-13T17:09:53Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNa presente pesquisa, inserida no campo da História do Tempo Presente, filiei-me ao intento de historicizar a trajetória de luta no campo educacional do Movimento Negro, especialmente dos militantes intelectuais do Núcleo de Estudos Negros (NEN) na cidade de Florianópolis entre 1994 e 2016. Defendi a tese de que tais militantes elaboraram um audacioso projeto de educação antirracista e desenvolveram suas etapas, constituindo sentidos de História. Estes militantes atuaram ativamente para a formatação de um pensamento negro em educação, com a formulação de uma pedagogia; eleição de um representante para a Casa Legislativa a fim de aprovar a Lei Municipal 4.446/94, para tornar obrigatório o ensino de história afro-brasileira; participação nos movimentos de estruturação dos currículos e participação nas formações continuadas de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira e educação das relações étnico-raciais. A fontes de pesquisa foram depoimentos, acervos institucionais (documentos disponibilizados pela Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis), impressos como jornais e livros. As categorias de análise alicerçaram-se na mobilização de memória e dever de memória (RICOEUR, 2007; TRAVERSO, 2012), culturas políticas (BERSTAIN, 1988) e currículo como campo de disputa política e espaço-tempo de fronteira cultural (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). Para compreender o cenário das relações raciais amparei-me nos debates e conceitos discutidos por Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), entre outros/as. Como resultados obtidos observa-se a estruturação de um pensamento negro em educação e sentidos de História construídos na trajetória de luta antirracista.
dc.format.extent198
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1252
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectMovimento Negro Brasileiro
dc.subjecte Cultura Africana e Afro-
dc.subjectBrasileira
dc.subjectCurrículo
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectHistória do Tempo Presente
dc.titleProtagonismo negro: da elaboração à formação de professores para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Florianópolis/SC 1994-2016)
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeIn the present research, inserted in the field of History of the Present Time, I joined the attempt to historicize the trajectory of struggle in the educational field of the Black Movement, especially of the intellectual militants of the Núcleo de Estudos Negros (NEN) in the city of Florianópolis between 1994 and 2016. My thesis defended that these militants elaborated an audacious project of anti-racist education and developed its stages, constituting senses of History. These militants acted actively for the: formatting of a black thought in education, with the formulation of a pedagogy; election of a representative to the Legislative House in order to approve Municipal Law 4.446/94, to make the teaching of Afro-Brazilian history mandatory; participation in curricula structuring movements and participation in continuing teacher training for teaching African and Afro-Brazilian history and culture and education on ethnic-racial relations. The research sources were testimonials, institutional collections (documents made available by the City Council and the Municipal Secretary of Education of Florianópolis), printed matter and books. The categories of analysis were based on the mobilization of memory (RICOEUR, 2007), duty of memory (TRAVERSO, 2012), political cultures (BERSTAIN, 1988) and curriculum as a field of political dispute and space-time of cultural frontier (SILVA, 2010; MACEDO, 2006). To understand the scenario of race relations, I based myself on the debates and concepts discussed by Fanon (2008), Kilomba (2019), Almeida (2019), Hall (1999), among others. As results obtained, it is observed the structuring of a black thought in education and senses of History built in the trajectory of antiracist struggle.en
local.description.centroFAED
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em História
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em História
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Humanas
relation.isAdvisorOfPublication025beb2e-74b7-4086-9363-1f7b8f28c342
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