Me ateia

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEART

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Lingüística, Letras e Artes

Editora

Autor

Brito, Ligia Cristina de

Orientador

Stolf, Raquel

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Me aTeia é um testemunho reflexivo sobre o percurso de tornar-me professora-artista. A trajetória de tornar-me professora, um exercício contínuo de alteridade, se dá na excepcionalidade dos Encontros. Do intuito de propor Encontros ímpares, nasce a proposição artística ‘Teia relacional’, que, nas ações inadvertidas de olhar, fazer nós, esticar, costurar, trançar, cair; evidencia jogos presentes nos emaranhamentos cotidianos. Por meio da ativação do dispositivo ‘Teia’, acionado entre nós e tramas em tecido elástico vermelho, em diferentes locais: universidade, escola, centro da cidade, batalha de rap e Eja Pop Rua, foi possível vivenciar novos arranjos de grupo, compreendendo que a qualquer tempo e espaço podem se formar novas composições. Essas, se convertem em tramas efêmeras de aprendizagem. O texto busca pinçar na minha trajetória como professora, algumas respostas no experienciar, ancorando-as em torno dos conceitos de espaço, tempo, corpo e olhar. A questão que permeia essa trajetória é: o que é possível ao processo de trabalhar em coletividades/grupos?

Abstract

Palavras-chave

Professora-artista, Arte relacional, Teia

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil