Fazeres especiais: memória, arte e docência
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Pedrini, Monica da Silva
Orientador
Silva, Tharciana Goulart da
Coorientador
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.
Abstract
This Final Papel entitled “Special makings: memory, art and teaching” establishes dialogues with the memories and productions of the women in my family and aims to highlight the importance and belonging of crafts in art, as well emphasize its power in teaching visual arts in basic education. Starting from the concept of special makings, formulated by the author Ivone Mendes Richter (2008), and interviews with my grandmothers, I discuss my memories related to family homes, places full of crafts. Anchored in the perspective of Visual Culture, and in conversation with authors such as Belidson Dias (2011), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2011), I analyze the lack of value present in the art/craft duality. I also highlight the importance of manual techniques, which are present both in generating family income and in the contemporary art scene. Finally, I report my experiences and artistic practices during the COVID 19 pandemic, and how they unfolded in a teaching internship project carried out with class 211 of the Electrotechnical Technician course Integrated into High School at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), Florianópolis Campus. Thus, based on interviews, dialogues with authors and teaching experience, I reaffirm the importance of crafts as a legitimate form of art, which develops its own language and expression.
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