Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEART

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Lingüística, Letras e Artes

Editora

Autor

Rossinsk, Flavia Gabrielle

Orientador

Boemer, Otavio Fabro

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Taiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.

Abstract

Taiá is an educational tool which aims to contribute in growing the Brazilian contemporary art knowledge of middle and high school students - the decisions concerning the construction of the material were greatly influenced by the supervised internships which happened during the teaching course. This monography contains a manual with instructions to make the educational tool/material, to be constructed with reusable resources easily found in schools. The artists and artworks chosen to compose the image repertoire follow a few thematic axes: gender and sexuality, race, class and territory. In addition to the desire of growing students’ range, the material has a series of intriguing questions that work in mediating and promoting meetings between the students and the artworks. Many dynamics are possible to be made with the use of the material, with some propositions being offered here. It hopes to contribute, as an educational tool, to schoolteachers in their day to day work and lesson planning.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil