Taiá: material educativo sobre arte contemporânea brasileira
Tipo de documento
Monografia
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
CEART
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Lingüística, Letras e Artes
Editora
Autor
Rossinsk, Flavia Gabrielle
Orientador
Boemer, Otavio Fabro
Coorientador
Resumo
Taiá é um material educativo que se propõe a contribuir para expansão do repertório em arte contemporânea brasileira de alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio – as decisões acerca da construção do material foram grandemente influenciadas pelos estágios supervisionados da licenciatura. O trabalho conta com um manual para confecção do material didático/objeto de ensino, a ser construído com materiais reutilizáveis do dia-a-dia escolar. As obras e artistas selecionados para compor a seleção imagética do material seguem alguns eixos temáticos específicos: questões de gênero e sexualidade, raça, classe e território. Além da proposta de expansão de repertório, o material conta com uma série de perguntas propositoras que agem na mediação e promoção de encontros entre os estudantes e as obras. Diversas dinâmicas podem ser trabalhadas em sala de aula com o uso do material, com algumas proposições colocadas neste trabalho, buscando assim contribuir como material educativo complementar a educadores em seu cotidiano de ensino e planejamentos.
Abstract
Taiá is an educational tool which aims to contribute in growing the Brazilian contemporary art knowledge of middle and high school students - the decisions concerning the construction of the material were greatly influenced by the supervised internships which happened during the teaching course. This monography contains a manual with instructions to make the educational tool/material, to be constructed with reusable resources easily found in schools. The artists and artworks chosen to compose the image repertoire follow a few thematic axes: gender and sexuality, race, class and territory. In addition to the desire of growing students’ range, the material has a series of intriguing questions that work in mediating and promoting meetings between the students and the artworks. Many dynamics are possible to be made with the use of the material, with some propositions being offered here. It hopes to contribute, as an educational tool, to schoolteachers in their day to day work and lesson planning.
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil