Empreendedorismo de impacto socioambiental: educação empreendedora

Tipo de documento

Relatório de estágio

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

ESAG

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Vieira, Giovanna Pereira

Orientador

Bogo, Janice Mileni

Coorientador

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Fascículo

Resumo

Com uma visão crítica do capitalismo, que tem como prioridade os resultados econômicos acima de qualquer consequência, seja ela ambiental ou social, viu-se uma necessidade de repensar os modelos de negócios tradicionais. Assim surgiu um empreendedorismo mais sustentável e inclusivo, promovendo transformações no modo de empreender e de pensar nos impactos. Os Negócios de Impacto emergem como um modelo empreendedor inovador, que busca solucionar problemas socioambientais enquanto ainda operam dentro da lógica de mercado, gerando lucro. A educação empreendedora no Brasil passou a ganhar destaque nas últimas décadas, sendo abordada nas escolas mais recentemente com o novo currículo do Ensino Médio, que traz a educação empreendedora para mais perto dos jovens. Esse ensino é demasiado importante para os negócios de impacto, pois, uma vez que esse ensinamento é dado mais cedo, é possível formar jovens com mentes inovadoras e empreendedoras, além de ajudar na inserção no mercado de trabalho. Com jovens com mentes mais voltadas para o empreendedorismo, criar soluções inovadoras e até mesmo encontrar problemas novos sociais ou ambientais é algo benéfico para os negócios de impacto. Sendo um assunto relativamente novo e emergente, o presente trabalho busca fomentar o empreendedorismo de impacto socioambiental por meio de um trabalho colaborativo com o programa de extensão Pontes de Sustentabilidade, liderado pela professora e orientadora deste trabalho, Dra. Janice Mileni Bogo. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, revisão de material didático sobre oficina de empreendedorismo social, entrevista com professor de empreendedorismo de escola pública.

Abstract

With a critical view of capitalism, which prioritizes economic outcomes above any consequences, be they environmental or social, there arose a need to rethink traditional business models. Thus emerged a more sustainable and inclusive entrepreneurship, promoting transformations in the way of doing business and thinking about impacts. Impact Businesses emerge as an innovative entrepreneurial model that seeks to solve socio environmental problems while still operating within the logic of the market, generating profit. Entrepreneurial education in Brazil has gained prominence in recent decades, being addressed in schools more recently with the new High School curriculum, which brings entrepreneurial education closer to young people. This teaching is highly important for impact businesses because, once this teaching is imparted earlier, it is possible to shape young minds with innovative and entrepreneurial thinking, as well as aiding in their integration into the job market. With young people more inclined towards entrepreneurship, creating innovative solutions and even identifying new social or environmental problems is beneficial for impact businesses. Being a relatively new and emerging subject, this paper seeks to promote socio-environmental impact entrepreneurship through collaborative work with the Sustainability Bridges extension program, led by the professor and supervisor of this work, Janice Mileni Bogo. For the completion of this work, bibliographic research was conducted, along with a review of didactic material on social entrepreneurship workshops, and an interview with a public school entrepreneurship teacher.

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