A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de desterro (SC) e do Rio Grande (RS)

dc.contributor.advisorHoller, Marcos Tadeu
dc.contributor.authorMeneses, Marcele Pedrotti Dutra
dc.date.accessioned2024-11-08T22:46:47Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA investigação visa compreender a circulação e a prática musical das companhias líricas entre 1850 e 1880, no contexto do projeto civilizatório existente no século XIX, na rota das cidades do Rio de Janeiro, Desterro e Rio Grande. A pesquisa é de caráter documental e utiliza como fonte os jornais da época, que são um meio comunicação do cotidiano com notícias sobre as atividades culturais e políticas, que carregam questões ideológicas. No Brasil, durante a segunda metade do século XIX, existia um circuito de companhias líricas que se deslocavam em navios a vapor e paquetes pela costa marítima e desembarcavam em diversos portos do país. As apresentações eram realizadas em teatros, que no Segundo Império (1840-1889) eram considerados espaços de civilidade dentro dos moldes europeus, em termos do processo civilizatório. A relação do teatro lírico e o processo civilizatório no século XIX é refletida a partir de conceitos sobre o comportamento, normas de conduta, controle e organização social do autor Norbert Elias (1994; 2001), tópicos que são utilizados para se compreender a centralização no gosto do Imperador e da Corte durante o Segundo Império. Assuntos encontrados durante a passagem dessas formações nas cidades pesquisadas foram discutidos, como: gestão da companhia, a venda dos ingressos, repertório, recepção e gosto musical, e as crônicas serão tratadas a partir do conceito da pragmática do gosto de Antoine Hennion (2011). A relação dos músicos locais/residentes com o circuito musical também foi abordada, tendo em vista o repertório executado e sua atuação como artista na cidade. O conceito de circuito parte da ideia de Vermes (2016) para a contextualização sobre os elementos que são delineados a partir dele. O circuito musical foi considerado nesta pesquisa como indústria, comércio e arte, e seu estudo permite compreender as conexões artísticas, culturais, políticas e as interligações entre as cidades em questão.
dc.format.extent258 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1216
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectCircuito musical
dc.subjectMusicologia histórica
dc.subjectCivilidade
dc.subjectÓpera
dc.subjectCompanhias líricas
dc.subjectMusical circuit
dc.subjectHistorical musicology
dc.subjectCivility
dc.subjectOpera
dc.subjectLyrical companies
dc.titleA prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de desterro (SC) e do Rio Grande (RS)
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThe research aims to understand the circulation and musical practices of lyric companies between 1850 and 1880, within the context of the civilizational project that existed in the 19th century, along the route of the cities of Rio de Janeiro, Desterro, and Rio Grande. The study is documentary in nature and uses newspapers of the time as sources, which were a daily communication medium with news about cultural and political activities, carrying ideological issues. During the second half of the 19th century in Brazil, there was a circuit of lyric companies that traveled by steamships and packets along the maritime coast, disembarking at various ports across the country. Performances were held in theaters, which in the Second Empire (1840-1889) were considered spaces of civility within European molds, in terms of the civilizational process. The relationship between lyrical theater and the civilizing process in the 19th century is reflected through concepts of behavior, norms of conduct, social control, and organization by Norbert Elias (1994; 2001), topics used to understand the centralization of taste by the Emperor and the Court during the Second Empire. Issues encountered during the passage of these formations through the cities studied were discussed, such as: company management, ticket sales, repertoire, reception and musical taste, and chronicles will be addressed based on the concept of the pragmatics of taste by Antoine Hennion (2011). The relationship between local/resident musicians and the musical circuit was also addressed, considering the repertoire performed and their role as artists in the city. The concept of a circuit stems from the idea of Vermes (2016) for contextualization on the elements that are delineated from it. The musical circuit was considered in this research as industry, commerce, and art, and its study allows for an understanding of the artistic, cultural, and political connections and interconnections between the cities in question.en
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Música
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em Música
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes

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