Aplicativo com gamificação para apoio no aprendizado da orientação a objetos
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marilia Guterres | |
dc.contributor.author | Böing, Afonso Uéslei | |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T19:19:29Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O paradigma de programação orientada a objetos busca trazer elementos do mundo real para a área de programação, representando um mundo povoado por objetos que se comunicam e trocam informações entre si. Entretanto, esse paradigma possui uma complexidade elevada acarretando a altos índices de reprovação e evasão nas aulas deste assunto devido ao desinteresse do aluno pelo conteúdo. Os métodos tradicionais de ensino, como palestras e exercícios escritos, podem não ser os com maior eficácia para o envolvimento do aluno com o conteúdo. A gamificação é uma abordagem com potencial a ser utilizada para motivar e melhorar o aprendizado do aluno e estimular a praticar os conceitos de programação orientada a objetos. A proposta deste trabalho é apoiar o ensino de programação orientada a objetos com o auxílio de recursos de gamificação. Para tal, será desenvolvida uma aplicação móvel que permitirá aos alunos adquirir e aplicar os seus conhecimentos de orientação a objetos. O uso de um sistema de gamificação incentiva a participação do aluno e redução das taxas de evasão e reprovação em disciplinas relacionadas a esse conhecimento. O sistema resultante foi validado com 30 participantes através do formulário System Usability Scale (SUS) obtendo média de 83,58 em 100, conferindo o conceito final A. | |
dc.format.extent | 111 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1421 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Programação orientada a objetos | |
dc.subject | Gamificação | |
dc.subject | Ensino de computação | |
dc.subject | Aplicativo mobile | |
dc.title | Aplicativo com gamificação para apoio no aprendizado da orientação a objetos | |
dc.type | Monografia | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.abstract.alternative | The object-oriented programming paradigm seeks to bring elements from the real world to the programming area, representing a world populated by objects that communicate and exchange information with each other. However, this paradigm has a high complexity leading to high rates of failure and evasion in classes on this subject due to the student's lack of interest in the content. Traditional teaching methods, such as lectures and written exercises, may not be the most effective for engaging students with content. Gamification is an approach with the potential to be used to motivate and improve student learning and encourage them to practice object-oriented programming concepts. The purpose of this work is to support the teaching of object-oriented programming with the aid of gamification resources. To this end, a mobile application will be developed that will allow students to acquire and apply their object-oriented knowledge. The use of a game system encourages student participation and reduces dropout and failure rates in subjects related to this knowledge. | en |
local.description.centro | CEAVI | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Engenharia de Software | |
local.publisher.location | Ibirama | |
local.subject.area | Ciências Exatas e da Terra | |
relation.isAdvisorOfPublication | b6ad1385-ab2b-4fd6-b59d-a62946f43bc6 | |
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