A relação entre alfabetização financeira, materialismo e compra compulsiva na propensão ao endividamento
Tipo de documento
Monografia
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Coleção
Centro
CEAVI
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Oliveira, Ana Beatriz Linhares Coelho de
Orientador
Rodrigo Rengel
Coorientador
Resumo
De acordo com a literatura, indivíduos não alfabetizados financeiramente estão mais propensos a acumulação de dívidas, além de que homens e mulheres percebem o dinheiro de maneiras diferentes, devido a gestão financeira distinta e ao nível mais baixo de alfabetização financeira do gênero feminino. Logo, o objetivo do estudo é analisar a relação da alfabetização financeira e do gênero no comportamento dos consumidores e em sua propensão ao endividamento. Elaborou-se uma survey para coletar os dados, com uma amostra de 135 estudantes de ciências contábeis em uma universidade de Santa Catarina. Foram realizados testes de hipóteses para analisar os dados, por meio da técnica de modelagem de equações estruturais (Strucuctural Equation Modeling – SEM), estimada pelo método dos mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares – PLS). Obteve-se que pessoas com níveis maiores de alfabetização financeira tendem a comprar menos compulsivamente, a relação indireta entre alfabetização financeira e propensão ao endividamento também foi encontrada, pois a diminuição do comportamento compulsivo de compra causada pela alfabetização financeira, diminui a probabilidade de endividamento. O materialismo apresentou uma diminuição quando a alfabetização financeira está presente. Entretanto, a relação indireta entre a alfabetização financeira, materialismo e propensão ao endividamento não foi comprovada. Por fim, não se encontrou distinção entre os gêneros, de modo a não confirmar a hipótese que de mulheres são mais propensas a compras compulsivas, materialismo e ao endividamento. Esse estudo contribui para preencher uma lacuna na literatura visto a ausência de estudos que buscaram identificar uma relação indireta entre o materialismo, compra compulsiva, alfabetização financeira e propensão ao endividamento. Complementa ainda, os estudos já existentes que abordam as relações diretas entre as variáveis, por explorar os efeitos mediadores do comportamento compulsivo de compra e do materialismo na relação entre alfabetização financeira e propensão ao endividamento. Esta pesquisa é importante pois ressalta a alfabetização financeira como principal fator para evitar o endividamento das famílias e para que desenvolvam consciência sobre seus desejos futuros e momentâneos, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Além disso, pôde desmistificar a ideia do consumo excessivo por parta do gênero feminino.
Abstract
According to the literature, financially illiterate individuals are more prone to debt accumulation, and men and women perceive money differently due to distinct financial management and lower levels of financial literacy among females. Therefore, the objective of the study is to analyze the relation of financial literacy and gender on consumer behavior and propensity for indebtedness. A survey was developed to collect data, with a sample of 135 accounting students at a university in Santa Catarina. Hypothesis testing was conducted to analyze the data using the Structural Equation Modeling (SEM) technique, estimated by the Partial Least Squares (PLS) method. It was found that individuals with higher levels of financial literacy tend to engage in less compulsive buying. The indirect relationship between financial literacy and propensity for indebtedness was also identified, as the reduction in compulsive buying behavior caused by financial literacy decreases the likelihood of indebtedness. Materialism decreased when financial literacy was present. However, the indirect relationship between financial literacy, materialism, and propensity for indebtedness was not confirmed. Finally, no distinction was found between genders, thus not confirming the hypothesis that women are more prone to compulsive buying, materialism, and indebtedness. This study contributes to filling a gap in the literature, as there is a lack of studies that have sought to identify an indirect relationship between materialism, compulsive buying, financial literacy, and propensity for indebtedness. It also complements existing studies that address the direct relationships between variables by exploring the mediating effects of compulsive buying behavior and materialism on the relationship between financial literacy and propensity for indebtedness. This research is important because it highlights financial literacy as the main factor in avoiding family indebtedness and in developing awareness of both future and momentary desires, thereby providing a better quality of life. Additionally, it was able to debunk the idea of excessive consumption by the female gender.
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