O lugar dos contos clássicos como instrumento de potência para formação de leitores nos anos iniciais

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Fertig, Ana Carla da Costa

Orientador

Liz, Lucilene Lisboa de

Coorientador

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Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender de que forma o uso dos contos clássicos na literatura infantil promove a formação de leitores nos anos iniciais. As discussões foram elaboradas a partir da concepção de leitura como construção e sentidos, ancorada em Kleiman (2002) e Antunes (2003), tendo sido desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, para dar conta do propósito do trabalho em tela, na qual se investigou materiais das áreas de formação de leitores, de literatura e de contos clássicos. Com base no estudo, foram identificadas concepções reducionistas de leitura presentes no ambiente educacional, cujo emprego se torna uma barreira no processo formativo das crianças, ficando clara a importância da adoção de uma concepção interacionista de leitura pelo professor. Em seguida, passou-se à análise do vínculo singular que os contos clássicos, como parte fundante da literatura infantil, estabelecem com a realidade do pequeno leitor, sendo apontados argumentos em prol da sua relevância. Constatou-se que a presença perene de componentes fantásticos, como fadas, duendes e animais encantados, torna estas histórias atrativas para os estudantes, visto que identificam estes mesmos elementos em seu repertório imaginativo. Além disso, a forma como os contos introduzem temáticas frequentes no cotidiano pueril, aliada à uma estruturação linear de fatos, facilita a compreensão, por parte da criança, de eventos concretos de sua própria vivência. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação dos assuntos debatidos ao longo do trabalho, por meio de um planejamento de atividade de leitura em sala.

Abstract

This essay aims to understand how the use of classic tales in children's literature promotes the development of readers in the early years. The arguments were elaborated based on the conception of reading as a construction of meanings, anchored in Kleiman (2002) and Antunes (2003), and a bibliographical research was developed, to accomplish the purpose of the work on screen, in which were explored materials from the areas of reader development, literature and classic tales. Based on the study, it was possible to identify reductionist conceptions of reading that are present in the educational environment, which becomes a barrier in the educational process of children, making clear the importance of adopting an interactionist approach of reading by the teacher. Then, it was analyzed the unique link that classic tales, as a core part of children's literature, establish with the reality of the young reader, with arguments being pointed out in favor of their value and relevance. It was found that the everlasting presence of fantastic components, such as fairies, elves and enchanted animals, makes these stories attractive to students, as they identify these same elements in their imaginative repertoire. Furthermore, the way in which the stories introduce themes that are frequent in children's daily lives, combined with a linear structuring of facts, facilitates the child's understanding of real life events from their own experiences. Finally, a proposal for applying the topics discussed during the work is presented, through the planning of a reading activity in the classroom.

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