O antropoceno além do humano e do disciplinar: um estudo de caso da plataforma Feral Atlas

Tipo de documento

Monografia

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAD

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Editora

Autor

Brugnera, Simone Portela

Orientador

Lüchmann, Karim Hahn

Coorientador

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Fascículo

Resumo

Nos últimos setenta anos, a intensificação das crises climáticas e ecológicas, predominantemente impulsionada por ações antrópicas, sinalizaram a possibilidade de ingressarmos em uma nova era geológica: o Antropoceno. Enquanto a comunidade científica consente quanto aos impactos humanos no sistema Terra, a formalização desse conceito permanece em debate, incorporando critérios geológicos, históricos, sociais e políticos. Este cenário, revelador da complexidade do estado emergente atual, desafia as formas tradicionais de compreensão. Neste contexto, surge a indagação que norteia este trabalho: como podemos aprender sobre o Antropoceno considerando suas complexidades? Propomos, como hipótese inicial, que a abordagem transdisciplinar e os estudos multiespécies se configuram como uma possível resposta a essa questão. Para fundamentar plenamente essa hipótese, empregamos três principais métodos de pesquisa: exploratório, qualitativo e dedutivo. O primeiro método visou oferecer uma base sólida a respeito da contextualização da proposta do Antropoceno em sua dimensão formal e informal e a introdução das abordagens transdisciplinar e dos estudos multiespécies. Já o estudo de caso da plataforma Feral Atlas: The More-than-Human Anthropocene, por meio do método qualitativo descritivo, teve como propósito exemplificar como a transdisciplinaridade e os estudos multiespécies podem ser aplicados e integrados nos repertórios de estudos do ensino superior. A conclusão deste trabalho buscou, por meio da metodologia dedutiva, relacionar as ideias e descobertas discutidas ao longo da pesquisa, consolidando a hipótese inicial de que a abordagem transdisciplinar e multiespécie são indispensáveis para a compreensão do Antropoceno. Assim, seguindo a estrutura delineada, pretendeu-se não apenas explorar e reflexionar conceitualmente esse campo de pesquisa, como também apresentar práticas de abordagens integradoras para entendimento dos desafios complexos que o estado emergente atual impõe.

Abstract

Over the past seventy years, the intensification of climate and ecological crises, predominantly driven by anthropogenic actions, has signaled the possibility of entering a new geological era: the Anthropocene. While the scientific community agrees on the human impacts on the Earth system, the formalization of this concept remains debated, incorporating geological, historical, social, and political criteria. This scenario, revealing the complexity of the current emerging state, challenges traditional forms of understanding. In this context, the question guiding this work arises: How can we learn and teach about the Anthropocene considering these complexities? We propose, as an initial hypothesis, that a transdisciplinary approach and multispecies studies serve as a possible response to this question. To fully substantiate this hypothesis, three research methods were employed: exploratory, descriptive, and deductive. The first method aimed to provide a solid foundation regarding the contextualization of the Anthropocene proposal in its formal and informal dimensions and the introduction of transdisciplinary approaches and multispecies studies. The case study of the platform Feral Atlas: The More-than-Human Anthropocene, through the descriptive method, sought toexemplify how transdisciplinarity and multispecies studies can be applied and integrated into higher education study repertoires. The conclusion of this work, through deductivemethodology, aimed to relate the ideas and discoveries discussed throughout the research, consolidating the initial hypothesis that a transdisciplinary and multispecies approach is indispensable for understanding the Anthropocene. Thus, following the outlined structure, the intention was not only to conceptually explore and reflect on this research field but also to present practices of integrative approaches for understanding the complex challenges imposed by the current emerging state.

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