Framework para a permanência de estudantes em cursos superiores a distância

dc.contributor.advisorCosta, Alexandre Marino
dc.contributor.authorHack, Luciano Emilio
dc.date.accessioned2024-11-08T19:08:00Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA Educação a Distância continua em expansão no Brasil, diferente do cenário observado em relação à procura pela modalidade presencial, que apresenta um decréscimo. Desde o ano de 2020 os cursos a distância passaram a representar um percentual maior de ingressantes, em contraponto aos presenciais. Portanto, notadamente, essa modalidade se apresenta como fundamental para alcançar uma educação de qualidade conforme estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU. Nessa senda, a preocupação em relação à permanência estudantil nessa modalidade de curso é amplificada, principalmente considerando o fato de que vários estudos demonstram que, historicamente, a permanência estudantil em cursos a distância é maior quando comparada aos cursos presenciais. A Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC se enquadra nesse caso e vem apresentando índices preocupantes de evasão em cursos a distância. Consciente disso, este estudo analisa as estratégias e teorias sobre essa temática, bem como, através dos olhares dos sujeitos que fazem parte da rotina universitária, investiga os fatores e as ações que possam contribuir de forma intencional por parte da Universidade para a permanência estudantil em cursos superiores a distância. Para atingir esta finalidade, a pesquisa também busca como referencial as ações executadas na Universidade Aberta de Portugal - UAb, instituição de ensino de renome internacional. O estudo possui abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com caráter explicativo e descritivo. Como estratégia de pesquisa foi utilizado o método de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de múltiplas fontes: construção teórica, análise documental, bem como entrevistas e questionários realizados a partir de pesquisa de campo no formato virtual. As entrevistas foram realizadas com os gestores das universidades e os questionários foram aplicados a alunos, egressos, evadidos, professores, tutores presenciais, gestores e coordenadores de polo. O intuito é revelar mérito científico ao propiciar conhecimento na área sobre a dinâmica do processo de permanência estudantil em cursos superiores a distância, especialmente no caso da UDESC, e tem como resultado um framework, organizado segundo o modelo de Rovai, e que foi estruturado com os principais fatores que as instituições de ensino superior devem estar atentas para estimular ainda mais a permanência dos seus estudantes. O framework traz inovações em relação ao modelo, principalmente ao incluir os sujeitos envolvidos no processo (alunos, professores, tutores presenciais, coordenações de curso, equipe do ambiente virtual de aprendizagem e gestores), mas também ao fazer uma releitura de fatores, ao observar o que ocorre principalmente na UDESC, em específico. Por fim, há a expectativa da possibilidade de contribuição teórico-empírica a fim de contribuir para com a qualidade no ensino superior ofertado pela UDESC e, consequentemente, outras universidades, repercutindo, assim, em melhoria para toda a sociedade.
dc.format.extent305 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1209
dc.language.isopt
dc.subjectPermanência
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectEducação a distância
dc.subjectFramework para a permanência
dc.subjectGestão universitária
dc.subjectPermanence
dc.subjectHigher education
dc.subjectDistance education
dc.subjectFramework for permanence
dc.subjectUniversity management
dc.titleFramework para a permanência de estudantes em cursos superiores a distância
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeDistance Education continues to expand in Brazil, different from the scenario observed in relation to the demand for face-to-face education, which shows a decrease. Since 2020, distance learning courses have represented a higher percentage of entrants, as opposed to in-person courses. Therefore, notably, this modality is fundamental to achieving quality education as established in the UN Sustainable Development Goals. In this sense, the concern regarding student retention in this type of course is amplified, especially considering the fact that several studies demonstrate that, historically, student retention in distance learning courses is greater when compared to face-to-face courses. The State University of Santa Catarina – UDESC fits into this case and has been showing worrying dropout rates in distance learning courses. Aware of this, this study analyzes the strategies and theories on this topic, as well as, through the eyes of the subjects who are part of the university routine, investigates the factors and actions that may intentionally contribute on the part of the University to the student's permanence in distance higher education courses. To achieve this purpose, the research also seeks as a reference the actions carried out at the Open University of Portugal - UAb, an internationally renowned educational institution. The study has a mixed approach (qualitative and quantitative), with an explanatory and descriptive character. The case study method was used as a research strategy. Data collection occurred through multiple sources: theoretical construction, document analysis, as well as interviews and questionnaires carried out from field research in virtual format. The interviews were carried out with university managers and the questionnaires were applied to students, graduates, dropouts, teachers, on-site tutors, managers and center coordinators. The aim is to reveal scientific merit by providing knowledge in the area about the dynamics of the process of student retention in distance higher education courses, especially in the case of UDESC, and results in a framework, organized according to the Rovai model, and which was structured with the main factors that higher education institutions must be aware of to further encourage their students to remain. The framework brings innovations in relation to the model, mainly by including the subjects involved in the process (students, teachers, face-to-face tutors, course coordinators, virtual learning environment team and managers), but also by re-reading factors, observing which occurs mainly at UDESC, in particular. Finally, there is the expectation of the possibility of a theoretical-empirical contribution in order to contribute to the quality of higher education offered by UDESC and, consequently, other universities, thus resulting in improvements for the entire society.en
local.description.instituicaoUFSC
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Administração
local.description.rightsAcesso aberto
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Sociais Aplicadas

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