Entre linhas e números: o investidor é manipulado por narrativas contábeis?

Tipo de documento

Monografia

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Schmeider, Bruna Gabriela

Orientador

Rodrigo Rengel

Coorientador

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Fascículo

Resumo

A decisão de investir em um negócio gera muitas incertezas, e para diminuir essas incertezas se faz necessário uma análise prévia do investimento em questão. Dentre as análises a serem realizadas, a contabilidade se faz presente por meio de demonstrações financeiras, as quais por vezes são acompanhadas de narrativas, seja do próprio relatório da administração ou de interpretações de terceiros quanto a qualidade dos resultados das empresas. De qualquer forma, estas narrativas podem ser fieis às demonstrações, ou então serem manipuladas com o enquadramento de ênfase, a fim de influenciar a decisão do investidor. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar a influência do enquadramento de ênfase na propensão de investimentos. Para isso, realizou-se um experimento com uma amostra de 114 estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade de Santa Catarina. Foram aplicadas três versões do questionário, todas com a mesma demonstração do resultado do exercício, o que as diferencia são as narrativas contábeis que possuem enquadramento de ênfase positiva, negativa ou combinada. Para análise dos dados, utilizou-se o método Kruskal Wallis em busca de identificar possíveis diferenças de médias na propensão de investimento em cada cenário analisado. Os resultados indicam que o enquadramento de ênfase não possui impacto na propensão de investimento. Nota-se que os usuários tomaram como base para tomada de decisão somente a demonstração do resultado, tendo a narrativa apenas como apoio. O que se justifica por conta dos indivíduos da pesquisa serem estudantes de ciências contábeis, visto que os mesmos possuem os conhecimentos para análise da demonstração. Com isso, o estudo contribui com a literatura ao revelar que o enquadramento de ênfase, para empresas com demonstrações reais, ou seja, com resultados não manipulados, não afeta a propensão de investimentos. Contribui com empresas na divulgação de seus resultados, ao tratarem as narrativas de divulgações, e para os investidores, na análise das informações das empresas em que buscam aplicar seus recursos. O que aponta a importância de conhecimento e análise das demonstrações contábeis, visto que, os respondentes não sofreram influência do enquadramento de ênfase nas narrativas, por já possuirem o conhecimento prévio de uma demonstração do resultado.

Abstract

The decision to invest in a business generates many uncertainties, and to reduce these uncertainties, a prior analysis of the investment in question is necessary. Among the analyzes to be carried out, accounting is present through financial statements, which are sometimes accompanied by narratives, whether from the management report itself or third-party interpretations regarding the quality of the companies' results. In any case, these narratives can be faithful to the statements, or else be manipulated with the emphasis framework, in order to influence the investor's decision. Given the above, the objective of this study is to analyze the influence of the emphasis framework on investment propensity. To this end, an experiment was carried out with a sample of 114 students from the Accounting Sciences course at a university in Santa Catarina. Three versions of the questionnaire were applied, all with the same income statement for the year. What differentiates them are the accounting narratives that have a positive, negative or combined emphasis. For data analysis, the Kruskal Wallis method was used in order to identify possible differences in averages in investment propensity in each scenario analyzed. The results indicate that the emphasis framework has no impact on investment propensity. It is noted that users only took the demonstration of the result as a basis for decision making, with the narrative only as support. This is justified because the individuals in the research are accounting students, as they have the knowledge to analyze the statement. With this, the study contributes to the literature by revealing that the emphasis framework, for companies with real statements, that is, with unmanipulated results, does not affect investment propensity. It helps companies in disclosing their results, when dealing with disclosure narratives, and for investors, in analyzing information from companies in which they seek to invest their resources. This highlights the importance of knowledge and analysis of financial statements, since the respondents were not influenced by the framing of emphasis in the narratives, as they already had prior knowledge of an income statement.

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