O acolhimento da criança na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: compreensões das professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano
dc.contributor.advisor | Marçal, Mônica Teresinha | |
dc.contributor.author | Moreira, Maria Eduarda Vencato | |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T21:23:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o acolhimento na passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental e as compreensões de professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano. Também traz os seguintes objetivos específicos: a) descrever o significado de criança e infância para a maior compreensão sobre os sujeitos envolvidos no momento da passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) apresentar a perspectiva histórico-cultural e a periodização do desenvolvimento como recorte etário das crianças de cinco a sete anos; c) identificar as práticas adotadas pelas professoras, visando o acolhimento na passagem das crianças da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa, sendo elaborada com base nas análises dos principais autores que tratam sobre as práticas de acolhimento e a periodização do desenvolvimento humano, como Sonia Kramer (2011), Maria Fernanda Rezende Nunes (2011) Patrícia Corsino (2011), Juliana Campregher Pasqualini (2013), Suely Amaral Mello (2007) e Marilda Gonçalves Dias Facci (2004). O artigo ainda conta com algumas contribuições do psicólogo Lev Semionovitch Vigotski. A geração de dados foi organizada a partir de um questionário visando ao tema e objetivos do estudo para as profissionais entrevistadas. A partir da análise dos resultados obtidos, observamos que as professoras praticam estratégias de acolhimento nessa passagem e possuem alguns conhecimentos sobre as atividades principais correspondentes à faixa etária das crianças. Contudo, demonstram a necessidade de mais ações estratégicas e uma maior participação para se alcançar uma passagem e um acolhimento com qualidade, que respeite os direitos das crianças envolvidas. | |
dc.format.extent | 23 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/184 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Acolhimento | |
dc.subject | Passagem da educação infantil para os anos iniciais | |
dc.subject | Periodização do desenvolvimento humano | |
dc.title | O acolhimento da criança na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: compreensões das professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano | |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.centro | FAED | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Pedagogia | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Ciências Humanas |