O acolhimento da criança na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: compreensões das professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano

dc.contributor.advisorMarçal, Mônica Teresinha
dc.contributor.authorMoreira, Maria Eduarda Vencato
dc.date.accessioned2024-10-14T21:23:28Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o acolhimento na passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental e as compreensões de professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano. Também traz os seguintes objetivos específicos: a) descrever o significado de criança e infância para a maior compreensão sobre os sujeitos envolvidos no momento da passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) apresentar a perspectiva histórico-cultural e a periodização do desenvolvimento como recorte etário das crianças de cinco a sete anos; c) identificar as práticas adotadas pelas professoras, visando o acolhimento na passagem das crianças da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa, sendo elaborada com base nas análises dos principais autores que tratam sobre as práticas de acolhimento e a periodização do desenvolvimento humano, como Sonia Kramer (2011), Maria Fernanda Rezende Nunes (2011) Patrícia Corsino (2011), Juliana Campregher Pasqualini (2013), Suely Amaral Mello (2007) e Marilda Gonçalves Dias Facci (2004). O artigo ainda conta com algumas contribuições do psicólogo Lev Semionovitch Vigotski. A geração de dados foi organizada a partir de um questionário visando ao tema e objetivos do estudo para as profissionais entrevistadas. A partir da análise dos resultados obtidos, observamos que as professoras praticam estratégias de acolhimento nessa passagem e possuem alguns conhecimentos sobre as atividades principais correspondentes à faixa etária das crianças. Contudo, demonstram a necessidade de mais ações estratégicas e uma maior participação para se alcançar uma passagem e um acolhimento com qualidade, que respeite os direitos das crianças envolvidas.
dc.format.extent23 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/184
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectAcolhimento
dc.subjectPassagem da educação infantil para os anos iniciais
dc.subjectPeriodização do desenvolvimento humano
dc.titleO acolhimento da criança na passagem da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: compreensões das professoras sobre a periodização do desenvolvimento humano
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
local.description.centroFAED
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPedagogia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Humanas

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00009223_Maria_Eduarda_Vencato_Moreira_trabalho.pdf
Tamanho:
207.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.17 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: