“Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte

dc.contributor.advisorCarreira, Andre Luiz Antunes Netto
dc.contributor.authorDulz, Evelisa de Moraes
dc.date.accessioned2024-11-08T21:51:20Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstract“Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica.
dc.format.extent125 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1214
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectArte
dc.subjectEnsino
dc.subjectPerformance
dc.subjectProposta pedagógica
dc.subjectArt
dc.subjectTeaching
dc.subjectPedagogical proposal
dc.title“Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternative“About PerFormar” is a pedagogical proposal that aims to address the experience of performance in the school context. Seeking to address the specificities of the creative process in performance together with the subjectivities of artistic experience through the performative work of two female artists: Eleonora Fabião and Marina Abramović. In this pedagogical proposal it is possible to address issues associated with the body and experience, we are dealing with deeply personal and subjective aspects that require sensitivity, respect and appreciation on the part of Art teachers. For the pedagogical proposal to be effective, my main artistic reference is the performances “Converso sobre any subject” by Eleonora Fabião and “The Artist is present” by Marina Abramović. Considering the association of the two performances to be effective, with the didactic propositions presented in the learning cycles, a theoretical-practical reflection on performance art in the scope of Basic Education is proposed.en
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma Profissional em Artes (PROFARTES)
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPrograma Profissional em Artes
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes
relation.isAdvisorOfPublicationb9f98447-82c8-4ff0-b463-39f1e0284139
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryb9f98447-82c8-4ff0-b463-39f1e0284139

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00037951_Trabalho_Evelisa_de_Moraes_Dulz_Dissertação.pdf
Tamanho:
11.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.56 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: