“Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte
dc.contributor.advisor | Carreira, Andre Luiz Antunes Netto | |
dc.contributor.author | Dulz, Evelisa de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T21:51:20Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | “Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica. | |
dc.format.extent | 125 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1214 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Arte | |
dc.subject | Ensino | |
dc.subject | Performance | |
dc.subject | Proposta pedagógica | |
dc.subject | Art | |
dc.subject | Teaching | |
dc.subject | Pedagogical proposal | |
dc.title | “Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.abstract.alternative | “About PerFormar” is a pedagogical proposal that aims to address the experience of performance in the school context. Seeking to address the specificities of the creative process in performance together with the subjectivities of artistic experience through the performative work of two female artists: Eleonora Fabião and Marina Abramović. In this pedagogical proposal it is possible to address issues associated with the body and experience, we are dealing with deeply personal and subjective aspects that require sensitivity, respect and appreciation on the part of Art teachers. For the pedagogical proposal to be effective, my main artistic reference is the performances “Converso sobre any subject” by Eleonora Fabião and “The Artist is present” by Marina Abramović. Considering the association of the two performances to be effective, with the didactic propositions presented in the learning cycles, a theoretical-practical reflection on performance art in the scope of Basic Education is proposed. | en |
local.description.centro | CEART | |
local.description.programa | Programa Profissional em Artes (PROFARTES) | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Programa Profissional em Artes | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Lingüística, Letras e Artes | |
relation.isAdvisorOfPublication | b9f98447-82c8-4ff0-b463-39f1e0284139 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | b9f98447-82c8-4ff0-b463-39f1e0284139 |