Ensino e Extensão: uma análise longitudinal da prática de ensino associada à extensão

Tipo de documento

Relatório de estágio

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

ESAG

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Machado, Jeniffer Victoria Martins

Orientador

Fischer, Sulivan Desirée

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Este relatório apresenta os resultados da análise das atividades práticas de consultorias de procedimentos realizadas na disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos (TEAP) frente ao currículo de formação do curso de administração pública da Esag/Udesc de 2007. A disciplina de TEAP integra a grade curricular do Curso de bacharelado em Administração Pública, desde a primeira grade curricular, em 2004. Localizada no eixo de formação profissional e componente curricular da oitava (última) fase do curso, têm por definição, devido a sua característica de integrar teoria e prática, natureza de curricularização da extensão. Nela são desenvolvidas atividades práticas de consultoria de procedimentos, desde 2008, em que são atendidas demandas do setor público, possibilitando aos estudantes vivenciar na prática, os problemas, dilemas e necessidades de aprimoramento da gestão pública ou resolução de problemas (FISCHER, et. al., 2015). Para sua realização os estudantes acessam conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, em seu processo de formação. De outra parte, esta prática está integrada à extensão, por meio Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (LASP), primeiro programa de extensão do Curso de Administração Pública da Esag/Udesc (2004) e que com a nova política de extensão aprovada pela UDESC de curricularização da extensão (2023), surge o interesse em analisar quais são as disciplinas do currículo do bacharelado em Administração Pública da Esag/Udesc, que foram mais acessados para o atendimento das demandas apresentadas pelos órgãos públicos? E ao mesmo tempo, a partir desta análise, mostrar que a curricularização da extensão no curso de administração pública na Esag/Udesc, é uma prática constante, contínua, que está integrada à matriz curricular do curso desde o início de sua implantação. A análise é longitudinal, e abrange as consultorias realizadas na disciplina de TEAP de 2008 a 2023.

Abstract

This report presents the results of an analysis of practical consultancy activities conducted in the course Theory and Practice of Public Administration Services (TEAP) in relation to the training curriculum of the public administration program at Esag/Udesc from 2007. The TEAP course has been part of the Public Administration bachelor's degree curriculum since its first iteration in 2004. Positioned within the professional training axis and as a component of the eighth (final) phase of the program, it is defined by its integration of theory and practice and its nature of curricular extension. Since 2008, practical consultancy activities have been developed within this course, addressing public sector demands and allowing students to experience firsthand the problems, dilemmas, and needs forimprovement in public management or problem-solving (FISCHER, et al., 2015). For these activities, students apply knowledge gained from various subjects throughout their education. Additionally, this practice is integrated into theextension through the Laboratory of Learning in Public Services (LASP), the first extension program of the Public Administration Course at Esag/Udesc (2004). With the new extension policy approved by UDESC for curricular extension (2023), there is an interest in analyzing which subjects in the Public Administration curriculum at Esag/Udesc were most frequently accessed to meet the demands presented by public agencies. Concurrently, this analysis aims to demonstrate that the curricularization of extension in the public administration course at Esag/Udesc is a constant and continuous practice that has been integrated into the course's curriculum since its inception. The analysis is longitudinal, covering the consultancies carried out in the TEAP course from 2008 to 2023.

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil