Efeito do treinamento reistido na qualidade de vida de pessoas com Parkinson: revisão sistemática de ensaios clínicos radomizados.

Tipo de documento

Artigo

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso restrito

Centro

CEFID

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Editora

Autor

Senna, Luiz Felipe

Coorientador

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos do treinamento resistido na qualidade de vida de pessoas com a Doença de Parkinson e sintetizar as recomendações de prescrição para aplicação clínica. Método: Uma busca sistemática por ensaios clínicos randomizados (ECRs) foi realizada nas bases de dados Web of Science, PubMed, EMBASE e SCOPUS. Os critérios de elegibilidade foram estabelecidos utilizando o método PICOS. Foram incluídos ensaios que utilizaram intervenções com treinamento resistido para pessoas com doença de Parkinson que avaliam o desfecho de qualidade de vida. O processo de elegibilidade foi realizado por dois pesquisadores independentes. Resultado: Foram selecionados 14 estudos, incluindo 1088 pessoas com Parkinson. Os protocolos foram heterogêneos, com componentes e abordagens diferentes. As evidências sobre o treinamento resistido na qualidade de vida apresentaram resultados positivos. 8 ECRs apresentaram resultados favoráveis para a melhora da qualidade de vida de pessoas com Parkinson na comparação intragrupo. Os domínios de mobilidade, bem-estar e atividades de vida diária mostram ter uma relação positiva com a intervenção de treinamento resistido em relação aos demais domínios do instrumento de avaliação da qualidade de vida. Quando comparamos o treinamento resistido com outros tipos de intervenção, não demonstra diferenças significativas, somente nas intervenções de Tai Chi e Yoga Mindfulness que o treinamento resistido se apresentou menos eficaz para a melhora da qualidade de vida. Conclusão: Os resultados sugerem que o treinamento resistido possui um efeito positivo na qualidade de vida de pessoas com Parkinson. As recomendações das prescrições não puderam ser concluídas no tocante intensidade e protocolos, pelo fato da heterogeneidade dos estudos, necessitando mais pesquisas.

Abstract

Citação

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil