O intérprete educacional e os saberes necessários para a sua atuação nos anos finais do ensino fundamental
Tipo de documento
Dissertação
Data
2024
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
FAED
Instituição
Programa
Programa de Pós-Graduação em Educação
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Editora
Autor
Godoi, Jonas Bento de
Orientador
Martins, Lourival José Filho
Coorientador
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar quais saberes os Intérpretes Educacionais (IEs) utilizaram para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) em um período pós-pandêmico. Dispôs-se de objetivos específicos, encarregados de: elencar as dissertações e as teses relacionadas ao Intérprete Educacional (IE), publicadas entre 2013 a 2023; identificar os saberes utilizados pelos IEs nos anos finais do Ensino Fundamental do CA/UFSC; diferenciar todos os saberes identificados, bem como suas fontes de aquisição e formas de utilização; e discutir sobre a atuação do IE, sua presença em sala de aula e em todo o âmbito escolar. Metodologicamente, é uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e entrevistas realizadas com os IEs. Sua ferramenta analítica foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise, o corpus foi desconstruído, unitarizado, categorizado, descrito, argumentado/interpretado e elaborados metatextos, a fim de apresentar a dialogicidade do autor com a fala dos sujeitos investigados. Embasado em Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) e Freire (2022), identificaram-se diversos saberes utilizados pelos IEs que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, compatíveis com a atuação dos docentes, conhecimentos importantes que guiam e aperfeiçoam suas práticas cotidianamente. Porém, a carência de uma formação específica para a interpretação educacional é nítida, refletida principalmente nos relatos de atuação no componente curricular de matemática. Mesmo os saberes pedagógicos suprindo algumas lacunas, urge pensar em uma formação específica para afagar a atuação dos IEs e garantir êxito no processo de ensino-aprendizagem de discentes surdos em escolas regulares inclusivas.
Abstract
This study aimed to analyze what knowledge Educational Interpreters (EIs) used to work in the final years of Elementary School at Application School at the Federal University of Santa Catarina (CA/UFSC in Portuguese) in a post-pandemic period. Specific objectives were set out, in charge of: listing the dissertations and theses related to the Educational Interpreter (EI) published between 2013 and 2023; identify the knowledge used by EIs in the final years of Elementary School at CA/UFSC; differentiate all identified knowledge, as well as their sources of acquisition and forms of use; and discuss the role of EI, its presence in the classroom and throughout the school. Methodologically, it is a qualitative research, whose data were collected through semi-structured questions and interviews carried out with EIs. Its analytical tool was Discursive Textual Analysis (DTA). In the analysis the corpus was deconstructed, unitized, categorized, described, argued/ interpreted and meta texts were elaborated to present the author’s dialogic relationship with the speech of the investigated subjects. Based on Tardif (2008), Saviani (1996), Pimenta (2005), Gauthier (2013) and Freire (2022), a diversity of knowledge used by EIs who work in the final years of Elementary School was identified, compatible with the performance of teachers, important knowledge that guides and improves their daily practices. However, the lack of specific training for educational interpretation is clear, reflected mainly in reports of work in the mathematical curricular component. Even though, pedagogical knowledge fills some gaps, it is urgent to think about specific training to improve the performance of EIs and guarantee success in the teaching-learning process of deaf students in inclusive regular schools.
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