O entendimento das famílias sobre o papel da educação infantil: uma análise de produções acadêmicas (2010 – 2022)
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Gisele | |
dc.contributor.author | Vigganigo, Bárbara Conti | |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T17:29:32Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender qual o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica, na qual os dados gerados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Delimitou-se como objetivos específicos: a) identificar, na produção acadêmica entre 2010 até 2022, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil; b) discutir, com base nos achados na produção acadêmica, o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da educação infantil; e c) explicar os motivos e o entendimento das famílias sobre o papel sócio político pedagógico da Educação Infantil. De acordo com os dados gerados, as famílias reconhecem a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças, entretanto, desconhecem, muitas vezes, o papel sócio político pedagógico da mesma, citando em muitos dos casos, é vista apenas como um local de cuidado, deixando de reconhecer seu potencial sócio político pedagógico. A relação entre a instituição de Educação Infantil e a família é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que as mães e professoras podem desempenhar papéis complementares no cuidado e na educação das mesmas. | |
dc.format.extent | 20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/175 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Educação Infantil | |
dc.subject | Família | |
dc.subject | Educar e cuidar | |
dc.title | O entendimento das famílias sobre o papel da educação infantil: uma análise de produções acadêmicas (2010 – 2022) | |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.centro | FAED | |
local.description.rights | Acesso aberto | |
local.desription.curso | Pedagogia | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Ciências Humanas |