Documentos de cena na experiência da Companhia Ortaet de teatro: laboratório de teatro documentário para o espetáculo Chorume

dc.contributor.advisorMiranda, Maria Brigida De
dc.contributor.authorLopes, Cleilson Queiroz
dc.date.accessioned2024-11-04T21:35:36Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEsta tese de doutorado reflete sobre a concepção do espetáculo de Teatro Documentário Chorume da Companhia Ortaet de Teatro, localizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Iguatu-Ce, a partir dos lugares que ocupo no grupo como artista-pesquisador e proponente do projeto. O espetáculo estreou no ano de 2021 e mantém-se em circulação atualmente. A Companhia Ortaet foi fundada em 1999, sendo um dos grupos mais antigos e resistentes do estado do Ceará, construindo ao longo de duas décadas uma história de produção, formação de artistas e de plateia. O projeto Chorume aprofunda-se no campo do “Teatro Documentário” a partir do lixão a céu aberto da cidade de Iguatu e do bairro Chapadinha, que o margeia. A Chapadinha é um dos bairros mais pobres e mais afetados pelas consequências do lixão, além de ser o local de residência da maior parte dos/as catadores/as que neste processo são artistas criadores/as. O projeto foi contemplado no laboratório Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar no ano de 2020 e ter realizado o laboratório em meio a uma pandemia é uma das questões aqui debatidas. Reflito sobre a elaboração do espetáculo para os meios virtual e presencial a partir da experiência no Porto Iracema das artes e do próprio grupo. As questões teóricas sobre “Documentos Históricos” e “Teatro Documentário” são relevantes para esta elaboração, bem como a pesquisa do processo criativo e de campo. A percepção, narrativas e sensações dos/as artistas-criadores/as da Chapadinha sobre o espaço do lixão é um dos pontos centrais da tese, num processo que assume a relação direta entre artistas da companhia Ortaet e artistas-criadores/as da Chapadinha, por meio de ações estéticas no local, oficinas de teatro e o processo de montagem do espetáculo Chorume. Como metodologia, pauto-me no conceito de “genética teatral”, a partir dos pesquisadores/as de teatro Grésillon, Mervant-Roux, Budor (2013) e da pesquisadora Silvia Fernandes (2013). A metodologia a meu ver contempla o meu percurso e pesquisa dentro da Companhia Ortaet, como artista envolvido no processo de montagem e investigando os mais diversos documentos, que são artigos de jornais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, conversas com os/as catadores/as do lixão de Iguatu e observações pessoais. Os documentos, fotografias e análises são disparadores de cenas possíveis. O debate sobre o teatro no Nordeste, no Ceará e no Iguatu auxilia na compreensão do nosso lugar enquanto grupo de teatro no interior. Como hipótese, trarei os primeiros apontamentos sobre o que chamo de “Documento de Cena”, proponho que uma peça de “Teatro Documentário” desconstrói estereótipos do fazer teatral atribuído ao Nordeste historicamente, bem como a montagem de uma peça com a temática do consumo e o descarte pode ser um instrumento que proporciona o debate e a transformação do espaço do lixão, produzindo condições simbólicas e materiais de olhar para aquela comunidade de maneira diferente.
dc.format.extent368 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/278
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectLixão
dc.subjectDocumento de cena
dc.subjectTeatro documentário
dc.subjectCompanhia Ortaet
dc.subjectIguatu
dc.subjectLandfill
dc.subjectScene document
dc.subjectDocumentary theater
dc.titleDocumentos de cena na experiência da Companhia Ortaet de teatro: laboratório de teatro documentário para o espetáculo Chorume
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.abstract.alternativeThis doctoral thesis reflects on the conception of the Chorume Documentary Theater show by the Companhia Ortaet de Teatro, located in the interior of the state of Ceará, in the city of Iguatu-Ce, based on the positions I occupy in the group as an artist-researcher and proponent of the project. The show premiered in 2021 and is currently on tour. The Companhia Ortaet was founded in 1999, and is one of the oldest and most resilient groups in the state of Ceará, building a history of production, artist training, and audience engagement over two decades. The Chorume project delves into the field of “Documentary Theater” based on the open-air landfill in the city of Iguatu and the Chapadinha neighborhood that borders it. Chapadinha is one of the poorest neighborhoods and most affected by the consequences of the landfill, in addition to being the place of residence of most of the waste pickers who, in this process, become creative artists. The project was supported by the Porto Iracema das Artes laboratory of the Dragão do Mar Institute in 2020, and having held the laboratory in the midst of a pandemic is one of the issues discussed here. I reflect on the development of the show for virtual and in-person media based on the experience at Porto Iracema das Artes and the group itself. The theoretical questions about “Historical Documents” and “Documentary Theater” are relevant to this development, as well as the research on the creative and field process. The perception, narratives, and sensations of the artist-creators of Chapadinha about the landfill space is one of the central points of the thesis, in a process that assumes the direct relationship between artists from the Companhia Ortaet and artist-creators of Chapadinha, through aesthetic actions on site, theater workshops, and the process of putting together the show Chorume. As a methodology, I am guided by the concept of “theatrical genetics”, based on theater researchers Grésillon, Mervant-Roux, Budor (2013) and researcher Silvia Fernandes (2013). In my opinion, the methodology includes my career and research within the Companhia Ortaet, as an artist involved in the production process and investigating a wide range of documents, including newspaper articles, final course papers, dissertations, theses, conversations with garbage collectors from the Iguatu landfill, and personal observations. The documents, photographs, and analyses are triggers for possible scenes. The debate about theater in the Northeast, Ceará, and Iguatu helps us understand our place as a theater group in the interior. As a hypothesis, I will present the first notes on what I call “Scene Document”, I propose that a “Documentary Theater” play deconstructs stereotypes of theatrical production historically attributed to the Northeast, as well as the staging of a play with the theme of consumption and disposal can be an instrument that promotes debate and transformation of the landfill space, producing symbolic and material conditions to look at that community in a different way.en
local.description.centroCEART
local.description.programaPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPós-Graduação em Artes Cênicas
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaLingüística, Letras e Artes
relation.isAdvisorOfPublication5f6759c9-eb49-4332-8f25-840d57bdc4b1
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