Planejamento estratégico : uma proposta para o Hotel Maristela
Tipo de documento
Relatório de estágio
Data
2023
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Centro
ESAG
Instituição
Programa
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Editora
Autor
Coral, Samuel Zanette
Orientador
Muller, Isabela Regina Fornari
Coorientador
Resumo
A expansão do turismo na região da Serra Catarinense refletiu no aumento dos hotéis e pousadas, acirrando a concorrência e demandando serviços diferenciados para as empresas do ramo destacarem no mercado. Sendo assim, levantou-se a questão sobre como desenvolver um planejamento estratégico para o Hotel Maristela, levando em consideração suas características como um empreendimento familiar na região da Serra Catarinense, a fim de fortalecer sua posição no mercado e enfrentar os desafios do setor hoteleiro. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para o Hotel Maristela. A metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa e quantitativa, principalmente por meio de conversas informais com os sócios e um questionário realizado com hóspedes do hotel. A pesquisa teve início com uma contextualização histórica sobre o hotel e sua relevância como destino turístico na região. Após isso, foram identificadas as oportunidades e ameaças presentes no setor hoteleiro local. Por meio da análise SWOT, foram identificados os pontos fortes e fracos do hotel. Com base nessas análises, foram estabelecidos objetivos de marketing, clientes, infraestrutura, finanças, e desenvolvido um plano de ação em diversas áreas. Dessa forma, pode-se concluir que os objetivos geral e específicos foram alcançados, onde espera-se que as recomendações apresentadas impulsionem o Hotel Maristela, promovendo melhorias na gestão, nos serviços prestados e nos resultados financeiros. Além disso, recomenda-se a monitoração de indicadores de desempenho a fim de avaliar o progresso e realizar ajustes necessários.
Abstract
The expansion of tourism in the region of Serra Catarinense reflected in the increase in the number of hotels and in the increase in competition, demanding differentiated services to companies in the sector to stand out in the market. Therefore, arose the question of how to develop strategic planning for Hotel Maristela, considering its characteristics as a familiar business in the region of Serra Catarinense, intending to fortify its position in the market and face the challenges of the hotel sector. Thus, the goal of this essay is to elaborate on a proposal for strategic planning for Hotel Maristela. The methodology used was qualitative and quantitative research, especially through informal dialogs with partners of the hotel and a quiz answered by the guests. The research began with a historical contextualization of the hotel and its relevance as a touristic destination in the region. After that, the present opportunities and threats in the regional sector were identified. Through the SWOT analysis, the hotel's strengths and weaknesses were identified. Based on these analyses marketing, clients, infrastructure, and financial objectives were established, and an action plan was developed in many areas. This way, it may be concluded that the general and specific objectives were reached, where it is expected that the presented recommendations boost Hotel Maristela: promoting improvements in the management, services provided, and financial results. In addition, the tracking of development indicators is recommended, to evaluate the progress and make the necessary adjustments.
Palavras-chave
Citação
DOI
URL permanente
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil