Personagens femininas nos conteúdos dos livros didáticos: a (in)visibilidade das mulheres africanas e afrodescendentes do século XIX na luta pela abolição da escravidão.

Tipo de documento

Dissertação

Data

2023

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

FAED

Instituição

Programa

Programa Profissional em Ensino de História

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Editora

Autor

Ronchi, Karinele

Coorientador

Projetos de Pesquisa

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Fascículo

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar como as mulheres negras são representadas nos livrosdidáticos de história do segundo ano do Ensino Médio, nos capítulos que tratam da história do abolicionismo no Brasil e desenvolver um material de apoio disponibilizado através de QR CODE para a inclusão da história destas personagens aos estudos da disciplina de história. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa e Zeferina, serão as mulheres estudadas nesta pesquisa. As mulheres negras, africanas ou afro-brasileiras sofrem uma dupla subjugação estrutural, por serem mulheres e por serem negras, tema que vêm sendo questionado há décadas e paulatinamente ocorrendo relativos avanços, tanto na historiografia, quanto na inserção desses sujeitos nos livros didáticos. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisados livros didáticos e foi desenvolvida uma pesquisa de campo, através de questionário respondido por docentes, que possuem conhecimento ou experiência no recorte de conteúdo proposto por este trabalho, no qual se evidenciou essa invisibilidade e, portanto, reforçou a relevância e atualidade do tema aqui desenvolvido. Essa dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre os livros didáticos de história e a representação de personagens negros; o segundo capítulo trata do tema de gênero com enfoque nas mulheres negras nos livros didáticos; o terceiro capítulo apresenta a pesquisa de campo; e no quarto capítulo trata-se da análise da história das mulheres africanas e afrodescendentes nos livros didáticos, seguido do desenvolvimento do produto final e sua aplicabilidade através da ferramenta do QR CODE.

Abstract

The objective of this work is to investigate how black women are represented in history textbooks for the second year of high school, in the chapters that deal with the history of abolitionism in Brazil and to develop support material made available through QR CODE for the inclusion of history of these characters as support material for the history discipline. Adelina, a Charuteira; Luiza Mahin; Maria Felipa de Oliveira; Maria Firmina dos Reis; Mariana Crioula; Tia Simoa and Zeferina will be the women studied in this research. Black, African or Afro-Brazilian women suffer a double structural subjugation, for being women and for being black, a topic that has been questioned for decades and relative advances are gradually occurring, both in historiography and in the inclusion of these subjects in textbooks. To develop this research, textbooks were analyzed and a field research was developed, through a questionnaire answered by teachers, who have knowledge or experience in the content proposed by this work, in which this invisibility was highlighted and, therefore, reinforced the relevance and topicality of the theme developed here. This dissertation is organized into four chapters: the first chapter focuses on history textbooks and the representation of black characters; the second chapter deals with the theme of gender with a focus on black women in textbooks; the third chapter presents the field research; and the fourth chapter deals with the analysis of the history of African and Afro-descendant women in textbooks, followed by the development of the final product and its applicability through the QR CODE tool.

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