Caracterização de perfis comerciais relacionados à Fisioterapia neuropediátrica no instagram

dc.contributor.advisorBianchini, Karoline Kobus
dc.contributor.authorAndrade, Francine
dc.date.accessioned2024-11-18T13:37:12Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractCrianças com condições neurológicas, como Paralisia Cerebral, precisam de um acompanhamento multidisciplinar. Nesse contexto, é frequente que os pais busquem informações sobre a condição dos seus filhos e tratamentos de profissionais em páginas da Internet e em redes sociais, como por exemplo, o Instagram, rede social que tem crescido rapidamente em todo o mundo desde 2010. Nesta plataforma, fisioterapeutas compartilham conteúdos sobre a sua área de atuação, que podem incluir desde intervenções eficazes e baseadas em evidências científicas, a métodos de tratamento ainda não testados ou seguros e com baixo nível de evidência. Este estudo busca identificar as características do conteúdo compartilhado por perfis profissionais relacionados à fisioterapia neuropediátrica no Instagram, com ênfase nas técnicas e intervenções compartilhadas. Foi realizada uma busca por postagens no Instagram em três momentos diferentes, utilizando 5 hashtags (#fisioterapiapediatrica, #fisioterapiainfantil, #fisiopediatrica, #fisioinfantil, #neurofuncional). As publicações foram selecionadas respeitando os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Os dados foram extraídos por dois revisores independentes e catalogados em uma planilha online. A análise estatística foi realizada através do software IBM® SPSS (Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 26.00). Após a seleção das postagens no Instagram, um total de 750 publicações foram catalogadas, sendo 449 postagens incluídas, contemplando 190 perfis diferentes, conforme os critérios de inclusão. A maioria das publicações foram compartilhadas em formato de vídeo (61,9%), expondo rotinas terapêuticas ou relato de serviços (45,2%), postadas por fisioterapeutas autônomos (43,4%), sendo a maioria residente no sudeste do Brasil (54,4%). As intervenções mais frequentes nas biografias dos perfis profissionais foram terapias com vestes terapêuticas (59,4%), Bobath (52,7%) e Exercícios de Cuevas Medek (18,9%). As intervenções mais frequentes presentes nas postagens compartilhadas pelos perfis foram terapias com vestes terapêuticas (15,9%) e treinamento de mobilidade (15,6%). Os produtos mais frequentes presentes nas postagens compartilhadas foram a gaiola de habilidades (34,1%) e as órteses (21,9%). A publicação de intervenções baseadas em evidências e de novas intervenções que não foram estudadas e/ou não são eficazes em redes sociais, pode gerar indecisão e um direcionamento para tratamentos ineficazes para as famílias de crianças com condições neurológicas. Estudos futuros que busquem um conhecimento mais aprofundado sobre a qualidade e nível das evidências expostas em diferentes condições de saúde nas redes sociais poderão esclarecer melhor o cenário do uso de redes sociais na fisioterapia neuropediátrica.
dc.format.extent24 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1307
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectInstagram
dc.subjectFisioterapia pediátrica
dc.subjectPrática Baseada em Evidência
dc.subjectCrianças
dc.titleCaracterização de perfis comerciais relacionados à Fisioterapia neuropediátrica no instagram
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
local.contributor.coadvisorMeireles, Andre Luis Ferreira De
local.description.centroCEFID
local.description.rightsAcesso restrito
local.desription.cursoFisioterapia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências da Saúde
relation.isAdvisorOfPublication44907ffc-593f-4df8-b552-815cac75ec6d
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relation.isCoAdvisorOfPublicationc9edc113-b390-49c4-8ed1-a4ded1f480f0
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