Método tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis
dc.contributor.advisor | Sonza, Anelise | |
dc.contributor.author | Jordão, Ana Beatriz Martins | |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T15:41:32Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A adolescência é marcada por mudanças posturais decorrentes do desenvolvimento musculoesquelético. O Método Tecnologia na Educação Postural (TEP) apresenta estratégias teórico-práticas, com ferramentas da tecnologia destinadas a educação postural em atividades de vida diária para adolescentes. OBJETIVO: Avaliar posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde de adolescentes antes e após a aplicação do Método TEP. MÉTODO: Estudo de caráter longitudinal quase-experimental para adolescentes de 15 a 18 anos em uma escola pública em Florianópolis, submetidos a um programa de educação postural. Foi realizada anamnese, avaliação da postura dinâmica e questionário de conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde pré e pósintervenção da TEP. O método TEP foi composto por um encontro por semana, durante 3 semanas, abordando temas como anatomia, ergonomia, hábitos posturais e atividade física, com sessões teóricas e práticas, incluindo jogos interativos para fortalecer o aprendizado. Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na sua versão 20.0. Para verificar a normalidade na distribuição dos dados, realizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Aplicaram-se o teste t de Student Pareado em casos de distribuição normal e o teste de Wilcoxon em casos de distribuição não-normal. Para as variáveis categóricas ordinais, o teste de Wilcoxon foi empregado. O nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). RESULTADOS: Participaram do estudo 70 adolescentes, com média de idade 16 ± 0,96 no sexo masculino (n=40) e 16,3 ± 0,79 no sexo feminino (n=30). Após o Método TEP, as posturas dinâmicas antes e depois da intervenção apresentaram melhora na execução (p<0,001). A mediana da pontuação geral do Questionário de Conhecimentos Teóricos aumentou de 8,00 para 14,00 (p<0,001). Quando as questões foram agrupadas em domínios específicos, como atividades de vida diária e anatomia musculoesquelética, houve melhora em ambas as pontuações (p<0,001). CONCLUSÕES: Houve melhora significativa na execução de posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação e saúde dos adolescentes após aplicação do método TEP. Com isso, o Método TEP revelou-se eficaz na promoção da prática de exercícios, no aprendizado sobre educação postural e em saúde, na promoção de bons hábitos posturais e na conscientização corporal entre os adolescentes. | |
dc.format.extent | 34 f. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1278 | |
dc.language.iso | pt | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ | |
dc.subject | Postura | |
dc.subject | Adolescentes | |
dc.subject | Escolares | |
dc.subject | Promoção da saúde no ambiente escolar | |
dc.title | Método tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis | |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.coadvisor | Nascimento, Gabriella Lavarda do | |
local.description.centro | CEFID | |
local.description.rights | Acesso restrito | |
local.desription.curso | Fisioterapia | |
local.publisher.location | Florianópolis | |
local.subject.area | Ciências da Saúde | |
relation.isAdvisorOfPublication | 4d1a7984-3bfb-4619-95ac-6b81259042f2 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 4d1a7984-3bfb-4619-95ac-6b81259042f2 |