Método tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis

dc.contributor.advisorSonza, Anelise
dc.contributor.authorJordão, Ana Beatriz Martins
dc.date.accessioned2024-11-14T15:41:32Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA adolescência é marcada por mudanças posturais decorrentes do desenvolvimento musculoesquelético. O Método Tecnologia na Educação Postural (TEP) apresenta estratégias teórico-práticas, com ferramentas da tecnologia destinadas a educação postural em atividades de vida diária para adolescentes. OBJETIVO: Avaliar posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde de adolescentes antes e após a aplicação do Método TEP. MÉTODO: Estudo de caráter longitudinal quase-experimental para adolescentes de 15 a 18 anos em uma escola pública em Florianópolis, submetidos a um programa de educação postural. Foi realizada anamnese, avaliação da postura dinâmica e questionário de conhecimento teórico sobre postura e educação em saúde pré e pósintervenção da TEP. O método TEP foi composto por um encontro por semana, durante 3 semanas, abordando temas como anatomia, ergonomia, hábitos posturais e atividade física, com sessões teóricas e práticas, incluindo jogos interativos para fortalecer o aprendizado. Para análise estatística foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na sua versão 20.0. Para verificar a normalidade na distribuição dos dados, realizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Aplicaram-se o teste t de Student Pareado em casos de distribuição normal e o teste de Wilcoxon em casos de distribuição não-normal. Para as variáveis categóricas ordinais, o teste de Wilcoxon foi empregado. O nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). RESULTADOS: Participaram do estudo 70 adolescentes, com média de idade 16 ± 0,96 no sexo masculino (n=40) e 16,3 ± 0,79 no sexo feminino (n=30). Após o Método TEP, as posturas dinâmicas antes e depois da intervenção apresentaram melhora na execução (p<0,001). A mediana da pontuação geral do Questionário de Conhecimentos Teóricos aumentou de 8,00 para 14,00 (p<0,001). Quando as questões foram agrupadas em domínios específicos, como atividades de vida diária e anatomia musculoesquelética, houve melhora em ambas as pontuações (p<0,001). CONCLUSÕES: Houve melhora significativa na execução de posturas dinâmicas e conhecimento teórico sobre postura e educação e saúde dos adolescentes após aplicação do método TEP. Com isso, o Método TEP revelou-se eficaz na promoção da prática de exercícios, no aprendizado sobre educação postural e em saúde, na promoção de bons hábitos posturais e na conscientização corporal entre os adolescentes.
dc.format.extent34 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1278
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectPostura
dc.subjectAdolescentes
dc.subjectEscolares
dc.subjectPromoção da saúde no ambiente escolar
dc.titleMétodo tecnologia na educação postural (TEP): posturas dinâmicas e conhecimento teórico de adolescentes de uma escola pública de Florianópolis
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
local.contributor.coadvisorNascimento, Gabriella Lavarda do
local.description.centroCEFID
local.description.rightsAcesso restrito
local.desription.cursoFisioterapia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências da Saúde
relation.isAdvisorOfPublication4d1a7984-3bfb-4619-95ac-6b81259042f2
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