A alteridade na relação professor-criança durante a passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental

dc.contributor.advisorGonçalves, Gisele
dc.contributor.authorWielecosseles, Julia Izabeth Silva
dc.date.accessioned2024-10-14T19:38:48Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste artigo apresenta como tema a alteridade na relação professor criança diante das alterações dos processos educativos na passagem do 5° para o 6° ano. O objetivo geral é compreender de que maneira a alteridade na relação professor-criança pode auxiliar nessa passagem, considerando as alterações que acontecem na organização dos processos educativos. Como problema de pesquisa se perguntou: De que maneira a alteridade na relação professor criança pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano, em função das alterações que ocorrem na organização dos processos educativos? Nos objetivos específicos, se explicou como se constitui a relação professor-criança na perspectiva da alteridade, em seguida, se identificou quais são as alterações que ocorrem nos processos educativos durante essa passagem, e por fim, se discutiu de que maneira a alteridade pode auxiliar na passagem do 5° para o 6° ano. Quanto a metodologia, essa pesquisa se classificou como exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo uma análise de conteúdo da literatura nacional a partir dos pressupostos de Bardin (2006). Assim, foram sistematizadas 2 categorias de análises: “Alteridade na relação professor criança” e “Alterações na organização dos processos educativos”. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se que: a transição dos anos iniciais para os anos finais é marcada pela alteração da unidocência para pluridocência; de modo estrutural, há um sistema de ensino que falta em estabelecer medidas e práticas de acolhimento; na prática pedagógica, o olhar atento, a disposição em ouvir e ajudar fazem parte do acolhimento proposto pela alteridade, e demonstram uma responsabilidade pela formação integral da criança e do adolescente.
dc.format.extent19 f.
dc.identifier.urihttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/181
dc.language.isopt
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
dc.subjectAlteridade
dc.subjectTransição do 5º para o 6 º ano
dc.subjectOrganização dos processos educativos
dc.titleA alteridade na relação professor-criança durante a passagem do 5° para o 6° ano do ensino fundamental
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
local.description.centroFAED
local.description.rightsAcesso aberto
local.desription.cursoPedagogia
local.publisher.locationFlorianópolis
local.subject.areaCiências Humanas

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
00009223_Julia_Izabeth_Silva_Wielecosseles_trabalho.pdf
Tamanho:
237.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.17 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: