Educação financeira: planejamento financeiro para aposentadoria, um estudo comparativo com os acadêmicos dos cursos de ciências sociais aplicadas de Santa Catarina

Tipo de documento

Monografia

Data

2024

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Centro

CEAVI

Instituição

Programa

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Editora

Autor

Silveira, Natalia Helena

Orientador

Marilei Kroetz

Coorientador

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Fascículo

Resumo

A expectativa de vida da população mundial está aumentando a cada ano, devido melhores condições de saúde, avanço da medicina, novas tecnologias, entre outros fatores, e em contrapartida, percebe-se que as taxas de natalidade vêm diminuindo. Assim, levanta-se questões em relação a sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social promovido pelo governo para às próximas gerações de beneficiários, principalmente com os déficits que apresenta. Nesse sentido, percebe-se a importância de realizar um planejamento financeiro ao longo da vida, especialmente que seja voltado à aposentadoria. Nesse contexto o estudo objetivou verificar o conhecimento dos acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas em relação à necessidade de planejamento financeiro para a aposentadoria. A pesquisa quantitativa, descritiva e survey foi aplicada com 261 acadêmicos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas no primeiro semestre letivo de 2024 em três instituições de ensino de Santa Catarina. Para análise de dados, foi realizada estatística descritiva com apoio das ferramentas Microsoft Excel e Microsoft Power BI. Os resultados do estudo apontam disparidades entre os cursos em relação a maneira de investir e no foco para a aposentadoria. No curso de Ciências Econômicas, os acadêmicos possuem mais interesse em investir em renda variável, como no caso das ações, enquanto no curso de Administração o número de acadêmicos que não investem é maior do que os que investem. Em relação à aposentadoria, verificou-se que os acadêmicos de Ciências Contábeis são os que mais se preparam financeiramente, podendo este fato estar relacionado às vivências em sala de aula, com disciplinas obrigatórias relacionadas a planejamento e orçamento. No entanto, a maioria dos acadêmicos ainda não iniciaram o planejamento financeiro para a aposentadoria, contudo, demonstram interesse em começar a planejar-se. Ao final do estudo, os respondentes afirmam que não acreditam que somente a previdência pública será capaz de suprir suas necessidades para aposentadoria.

Abstract

The life expectancy of the world population is increasing every year, due to better health conditions, medical advances, new technologies, among other factors, and on the other hand, it is clear that birth rates have consequences. Thus, questions are raised regarding the sustainability of the General Social Security Regime promoted by the government for the next generations of beneficiaries, especially with the deficits it presents. In this sense, the importance of carrying out financial planning throughout life is clear, especially one that is aimed at retirement. In this context, the study aimed to verify the knowledge of students studying Applied Social Sciences in relation to the need for financial planning for retirement. A quantitative, descriptive and survey research was applied to 261 academics enrolled in Administration, Accounting and Economic Sciences courses in the first academic semester of 2024 at three educational institutions in Santa Catarina. For data analysis, descriptive statistics were performed with the support of Microsoft Excel and Microsoft Power BI tools. The results of the study point to differences between the courses in relation to the way of investing and the focus on retirement. In the Economic Sciences course, academics are more interested in investing in variable income, as in the case of shares, while in the Administration course the number of academics who do not invest is greater than those who invest. In relation to the contribution, the subsidies indicate that Accounting students are the ones who are most financially prepared, and this fact may be related to their experiences in the classroom, with mandatory subjects related to planning and budgeting. However, most academics have not yet started financial planning for the reform, however, they have shown interest in starting to plan. At the end of the study, those interviewed stated that they do not believe that only public pensions will be able to meet their retirement needs.

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