Lüchmann, Karim HahnOliveira, Luciane deNereu Nuncio Feliciano2024-10-152023https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/190A presente pesquisa trata da influência da tecnologia na sociedade e na educação, destacando os efeitos da Revolução Tecnológica, da cultura digital, do desenvolvimento econômico e social e da interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da natureza. Após a pesquisa bibliográfica foi planejado uma sequência didática (SD) na área de Ciências da Natureza com o intuito de responder ao questionamento norteador da pesquisa: como promover a aprendizagem por meio de jogos digitais e criar experiências que proporcionem a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, tendo em vista o avanço da tecnologia. Portanto, o objetivo do estudo, consistiu em investigar como os jogos digitais podem promover a aprendizagem significativa na área de Ciências da Natureza, por meio de uma sequência didática com o jogo The Sims 4. Para tanto, apresentamos como resultado da pesquisa uma proposta de sequência didática (SD) com o uso de jogos digitais e sua possível aplicabilidade ao ensino de Ciências da Natureza, mais especificamente, o componente curricular de Biologia. No mesmo sentido espera-se que tal relato sirva de material de consulta para profissionais da educação para nortear seu trabalho em atividades pedagógicas com jogos digitais.52 f.ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/EducaçãoTecnologiaJogos digitaisCiências da naturezaEducationTechnologyDigital gamesNatural sciencesA interface metodológica dos jogos digitais no ensino de ciências da naturezaMonografia